Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Nós na Imprensa IAPMEI lidera até 2020 consórcio Enterprise Europe Network de apoio às empresas no país
Acções do Documento

IAPMEI lidera até 2020 consórcio Enterprise Europe Network de apoio às empresas no país

Segundo informação do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, foi formalizado o acordo de parceria entre as 12 entidades que no período 2015-2020 vão ser responsáveis pela implementação da rede de serviços europeia Enterprise Europe Network no país.

O IAPMEI vai liderar até 2020 em Portugal o novo consórcio Enterprise Europe Network-Portugal, a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa, focado na internacionalização, inovação e colaboração entre empresas nacionais e internacionais.

Segundo informação do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, foi formalizado o acordo de parceria entre as 12 entidades que no período 2015-2020 vão ser responsáveis pela implementação da rede de serviços europeia Enterprise Europe Network no país.

Este é o segundo consórcio criado para o efeito, depois de um primeiro para o período 2008-2014, e terá agora "uma dimensão maior quer no que toca ao universo das entidades participantes, quer ao nível da abrangência de áreas geográficas, temáticas e dos serviços de apoio à gestão da inovação no contexto da internacionalização ", disse à Lusa o presidente do IAPMEI, Miguel Cruz.

O presidente do IAPMEI afirmou que o consórcio "está muito apostado num cada vez maior nível de especialização da equipa de apoio" e em ter "uma expetativa muito grande no que diz respeito às relações colaborativas entre empresas nacionais e entre estas e as internacionais". "Se há um problema que Portugal tem é a dimensão das empresas. Esta rede permite fazer um tratamento de proximidade e uma focalização das empresas na forma como lidam com a sua situação dimensional, através das relações colaborativas", disse Miguel Cruz.

Este novo consórcio conta com mais quatro novos parceiros: Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa (AIP), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC TEC) e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). Além disso, participam ainda a Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), AIMINHO - Associação Empresarial, Agência Nacional de Inovação (ANI), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC), além do IAPMEI.

Na celebração de hoje do acordo esteve o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e os presidentes dos 12 parceiros. A Enterprise Europe Network surgiu em 2008, no âmbito do Programa Quadro para a Competitividade e Inovação, como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados, e dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.

No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e particularmente ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas.

 

Tâmega Sousa, 16 de janeiro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.