Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Nós na Imprensa Feira de Hanôver: De Portugal já não vêm só moldes e peças (Dinheiro Vivo)
Acções do Documento

Feira de Hanôver: De Portugal já não vêm só moldes e peças (Dinheiro Vivo)

Laboratórios e empresas tecnológicas acompanham metalúrgicas nacionais na feira de Hanôver.

Um robô autónomo movimenta-se num dos espaços da feira industrial de Hanôver e dá peças aos funcionários. Este é o exemplo de como a participação portuguesa na maior feira do mundo deste género já não se resume à exibição de moldes e peças técnicas.

O robô foi produzido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência (INESC TEC) para a Jasil, empresa de Braga que fabrica peças para scooters e motos. O INESC TEC conta com mais de 725 investigadores e faz a ligação entre o mundo académico e empresarial.

“A nossa força está na universidade. Há a necessidade de conhecer bem a linguagem das empresas”, assinala António Correia Alves, do centro de engenharia deste instituto. O INESC TEC também é consultor de logística interna do grupo IKEA. “Definimos uma estratégia para aumentar a produtividade sem aumentar o espaço”. Depois dos testes na fábrica de Paços de Ferreira, as recomendações de Portugal já chegaram às fábricas do IKEA na Suécia.

A tecnologia portuguesa também esteve em destaque: a Wavesys é uma startup que está a testar a internet sem fios na carreira 15E da Carris – em parceria com a NOS – e é responsável pelo wifi nos comboios Alfa Pendular e Intercidades, da CP. De olhos postos na expansão para o leste europeu, esta empresa também instala equipamentos de comunicação em torres eólicas. Apesar de a feira ser cada vez mais digital, não falta espaço para a exibição de moldes e peças técnicas, a especialidade de Portugal.

“As empresas metalúrgicas portuguesas fabricam peças para marcas que depois colaboram com a Volvo ou a Mercedes ou fornecem para gigantes como a Bosch e Scania”, assinala Rafael Campos Pereira, da AIMMAP, associação do setor. Portugal esteve representado na feira de Hanôver com 37 empresas, mas já se admite que a participação nacional poderá ganhar outra dimensão em 2018, depois da visita do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

Dinheiro Vivo, 29 de abril de 2017

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.