Acções do Documento
MOBIPAG
Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis
O Mobipag é um projeto Mobilizador no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico que reúne um conjunto de empresas e entidades com competências diversas que concorrem para criação de uma solução nacional de pagamentos móveis.
Apoiado no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do COMPETE, o projeto envolve um investimento de 2.121.502 mil euros correspondendo a 1.495.549 mil euros de incentivo FEDER, o projeto reúne um advisory board constituÃdo pelos principais operadores nacionais e internacionais que concorrem para a criação de um ecossistema de pagamentos móveis nacional.
Com inÃcio efetivo em Dezembro de 2010 e projetado a terminar em Abril de 2013, o projeto MobiPag visa o desenvolvimento de uma solução de desmaterialização de pagamentos com utilização dos dispositivos móveis pessoais como terminal de pagamento automático que seja interoperável entre os vários agentes financeiros e de comunicações móveis nacionais, e passÃvel de ser adotada universalmente pelos acquirers, merchants e lojistas.
Os pagamentos móveis apresentam-se como uma oportunidade de reforço da eficiência do sistema de pagamentos português, mediante a eletronização de transações que atualmente ainda utilizam meios de pagamento com custos elevados.
A captura desta oportunidade será viável mediante o desenvolvimento de uma solução de pagamentos móveis que tenha como alvo principal a substituição de notas e moedas:
• Em pontos de venda atendidos (estima-se que cerca de 60% do número de pagamentos em comerciantes sejam feitos com notas e moedas), particularmente em transações de elevada frequência e menor valor (tipicamente até 15-20€);
• Em pagamentos não atendidos (parqueamento, vending machines, etc.)
Complementarmente os pagamentos móveis constituem ainda uma oportunidade como solução para m-commerce e e-commerce. Dada a sua universalidade e dimensão nacional, a iniciativa para os pagamentos móveis estará aberta ainda à integração com outros sistemas de pagamentos móveis em desenvolvimento, nomeadamente no âmbito dos micro-pagamentos de compra de conteúdos online e outros sistemas de micro-pagamentos compatÃveis que estejam em desenvolvimento.
O sistema de pagamentos móveis que resultar deste projeto terá de ser atrativo para a Banca, para os operadores móveis e para os operadores de transações (promover a livre concorrência). Em suma, todos os operadores envolvidos deverão ter a possibilidade de desenvolver produtos e serviços personalizados. A solução criará assim a oportunidade e a ambição de permitir a criação de modelos de negócio fortes, que permitam a rápida introdução da solução de pagamentos no mercado que por sua vez possam ser adotados pelos merchants e lojistas na sua universalidade. A iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis deve envolver e motivar os players nacionais: devem estar todos alinhados e colaborar numa solução conjunta.
Por outro lado, as tecnologias a desenvolver devem garantir a interoperabilidade, a segurança, a autenticação, a ubiquidade, a universalidade da solução. Deverá ser prevista a diversidade de sistemas, de standards e de dispositivos, de forma a permitir a introdução e adoção da plataforma de pagamentos móveis em diferentes paÃses e a integração com as diversas tipologias de dispositivos móveis adoptados nesses paÃses, europeus e/ou globais.
Empresas copromotoras do Consórcio:
- Cardmobili - Desenvolvimento de Software S.A. (Porto) – Promotor LÃder;
- Creativesystems - Sistemas e Serviços de Consultoria, Lda. (São João da Madeira);
- Multicert - Serviços de Certificação Electrónica S.A. (Lisboa);
- Portugal Telecom, Inovação S.A. (Aveiro);
- Wintouch - Sistemas de Informação Lda. (Braga).
Entidades copromotoras do Sistema Cientifico e Tecnológico:
- Universidade do Minho (Braga);
- Instituto Superior Técnico (Lisboa);
- Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Porto).
Data inÃcio/fim: janeiro 2011/dezembro 2012
Instituição Financiadora: Agência de Inovação, S.A
NotÃcia de Imprensa: