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CIVITAS ELAN

Mobilising citizens for vital cities Ljubljana - Gent - Zagreb - Brno - Porto

CIVITAS ELAN

Créditos Foto: FEUP

O projeto CiViTAS - Cleaner and Better Transport for All, promovido e financiado pela Comissão Europeia, teve como objetivo contribuir para o aumento da mobilidade local em diversas cidades europeias e, assim, promover a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

Em Portugal, a rede de cidades CIVITAS era composta por Coimbra, Porto, Funchal, Braga, Vila Nova de Gaia, Cascais e Faro, entre cidades que fizeram parte de um dos Programas financiados e outras que pretendiam adotar estratégias de transportes urbanos mais limpos.

Objetivos gerais:

  • Promoção e implementação de medidas de transporte urbano sustentável, limpo e económico;
  • Implementação de medidas integradas de tecnologia e política de transporte;
  • Criação e apoio da cooperação entre cidades e a disseminação de resultados dentro do espaço europeu.


Medidas abrangidas pelo programa CIVITAS:

  1. Combustíveis e veículos limpos;
  2. Estratégias tarifárias integradas;
  3. Modo de vida menos dependente do automóvel;
  4. Medidas «soft»/ suaves;
  5. Restrições de acesso;
  6. Transporte colectivo de passageiros;
  7. Transporte Urbano de mercadorias;
  8. Gestão de tráfego/ transporte.

 

Civitas Bus Shuttle

O INESC TEC – CEGI/FEUP foi um dos parceiros locais com contribuição direta neste projeto através do Civitas Bus Shuttle:

Este protótipo de autocarro, que transportou, gratuitamente, centenas pessoas pelo polo da Asprela durante alguns meses, caracteriza-se pelo seu baixo peso, capaz de permitir a diminuição dos consumos de combustível e a consequente diminuição das emissões gasosas poluentes para a atmosfera.

Toda a estrutura da carroçaria deste protótipo tem a particularidade de ser integralmente compósita, do tipo sanduíche, constituída por resina reforçada por fibra de vidro, e núcleo de espuma de Policloreto de Vinilo (PVC). Esta construção foi feita por infusão a vácuo, recorrendo a moldes do tipo aberto para laminação manual, normalmente utilizados no fabrico de cascos de navios de grandes dimensões. A inovação do projeto reside na aplicação deste processo no fabrico de uma estrutura autoportante para autocarro. Este protótipo resulta de uma transformação realizada a partir de um autocarro usado, do qual foi removida a carroçaria original (mantendo todos os órgãos mecânicos) e sobre o qual foi aparafusada a nova carroçaria compósita.

As vantagens do protótipo passam por uma maior resistência, bem como melhor isolamento térmico e acústico, para além de permitir acabamentos de melhor qualidade e a possibilidade de moldar formas mais complexas.

Pretende-se que  este protótipo de autocarro seja uma solução viável em termos ambientais., nomeadamente ao nível da redução da emissão de gases.

Parceiros Civitas Bus Shuttle: CEGI-INESC TEC/Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a STCP e a Câmara Municipal do Porto.

 

Programa de Financiamento: Comissão Europeia/FP7-SST - Sustainable Surface Transpor;

Data início/fim: setembro de 2008/setembro 2012;

Website: CIVITAS ELAN.


Fontes:


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