Acções do Documento
CIVITAS ELAN
Mobilising citizens for vital cities Ljubljana - Gent - Zagreb - Brno - Porto
O projeto CiViTAS - Cleaner and Better Transport for All, promovido e financiado pela Comissão Europeia, teve como objetivo contribuir para o aumento da mobilidade local em diversas cidades europeias e, assim, promover a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.
Em Portugal, a rede de cidades CIVITAS era composta por Coimbra, Porto, Funchal, Braga, Vila Nova de Gaia, Cascais e Faro, entre cidades que fizeram parte de um dos Programas financiados e outras que pretendiam adotar estratégias de transportes urbanos mais limpos.
Objetivos gerais:
- Promoção e
implementação de medidas de transporte urbano sustentável, limpo e económico;
- Implementação de medidas integradas de tecnologia e polÃtica de transporte;
- Criação e apoio da cooperação entre cidades e a disseminação de resultados dentro do espaço europeu.
Medidas abrangidas pelo programa CIVITAS:
- CombustÃveis e veÃculos limpos;
- Estratégias tarifárias integradas;
- Modo de vida menos dependente do automóvel;
- Medidas «soft»/ suaves;
- Restrições de acesso;
- Transporte colectivo de passageiros;
- Transporte Urbano de mercadorias;
- Gestão de tráfego/ transporte.
Civitas Bus Shuttle
O INESC TEC – CEGI/FEUP foi um dos parceiros locais com contribuição direta neste projeto através do Civitas Bus Shuttle:
Este protótipo de autocarro, que transportou, gratuitamente, centenas pessoas pelo polo da Asprela durante alguns meses, caracteriza-se pelo seu baixo peso, capaz de permitir a diminuição dos consumos de combustÃvel e a consequente diminuição das emissões gasosas poluentes para a atmosfera.
Toda a estrutura da carroçaria deste protótipo tem a particularidade de ser integralmente compósita, do tipo sanduÃche, constituÃda por resina reforçada por fibra de vidro, e núcleo de espuma de Policloreto de Vinilo (PVC). Esta construção foi feita por infusão a vácuo, recorrendo a moldes do tipo aberto para laminação manual, normalmente utilizados no fabrico de cascos de navios de grandes dimensões. A inovação do projeto reside na aplicação deste processo no fabrico de uma estrutura autoportante para autocarro. Este protótipo resulta de uma transformação realizada a partir de um autocarro usado, do qual foi removida a carroçaria original (mantendo todos os órgãos mecânicos) e sobre o qual foi aparafusada a nova carroçaria compósita.
As vantagens do protótipo passam por uma maior resistência, bem como melhor isolamento térmico e acústico, para além de permitir acabamentos de melhor qualidade e a possibilidade de moldar formas mais complexas.
Pretende-se que este protótipo de autocarro seja uma solução viável em termos ambientais., nomeadamente ao nÃvel da redução da emissão de gases.
Parceiros Civitas Bus Shuttle: CEGI-INESC TEC/Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a STCP e a Câmara Municipal do Porto.
Programa de Financiamento: Comissão Europeia/FP7-SST - Sustainable Surface Transpor;
Data inÃcio/fim: setembro de 2008/setembro 2012;
Website: CIVITAS
ELAN.
Fontes:
- Conferência Mobilidade IMTT (2010)
- NotÃcias FEUP (1)
- NotÃcias FEUP (2) - 21 de março de 2014
- Jornalismo Porto Net - 5 de abril de 2014