Secções
  Entrada C-BER Ciência e Tecnologia BioInstrumentação STePMotion
Acções do Documento

STePMotion

Componentes espácio-temporais para processamento de informação sensorial e motora

Este projeto aborda o estudo e parametrização de informação visual sensorial transmitida pelo movimento biológico. Em primeiro lugar, a equipa pretende desenvolver algoritmos, métodos e ferramentas para a classificação, reconhecimento e análise do movimento humano. Além disso, esta proposta tenta perceber como esta informação é conjugada com outras modalidades sensoriais e motoras, assim como com outra informação propriocetiva durante a interação com outros agentes em movimento. Os dados recolhidos serão usados como input para a validação das ferramentas e algoritmos resultantes, estruturando as tarefas como um sistema com base em feedback.

As instalações científicas e metodologia desenvolvidas no INESC TEC e no Laboratório de Visualização e Perceção (LVP) – Centro Algoritmi, Universidade do Minho, permitirão tornar viável o sucesso deste projeto. A junção destas ferramentas, aliada à cooperação entre as instituições, permitirá não só melhorar o conhecimento básico, mas ainda beneficiar outros projetos em áreas aplicadas e desenvolver modelos explicativos e ferramentas de análise. O projeto está a ser concebido com uma vocação aberta e multidisciplinar uma vez que um dos seus pontos fortes enfatiza a influência mútua entre perceção, integração multissensorial, e o controlo executivo da ação.

Através da cooperação das duas instituições, serão integradas duas abordagens (computacional e psicofísica) por forma a criar (1º) um procedimento sistemático para a classificação, análise e parametrização do movimento humano, (2º) uma base de dados de movimento/interação humana e ferramentas de processamento e, finalmente, (3º) um conjunto integrado de resultados científicos que irão estabelecer objetivos, prioridades e metas para esta área de investigação inovadora e recente.

Duração:  12 meses (início a 01/04/2014)

Pessoas / Instituições

Sandra Mouta, Miguel Velhote Correia, Jorge Santos, Hugo Gonçalves, Daniel Monteiro Basso, Carlos Loureiro Silva, João Pedro Lamas, Dominic Noy

Instituições Participantes: INESC Porto; Universidade do Minho

Financiamento

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) – EXPL/MHC-PCN/0162/2013 (FCOMP-01-0124-FEDER-041412)

 

destaque-CBER.jpg
destaque-CBER.jpg
anuncio-contactos

Contactos

C-BER +351 22 209 4199