Secções
  Entrada C-BER Notícias & Eventos Notícias Trabalho de investigadores INESC TEC sobre deteção de retinopatia diabética em destaque no Japão
Acções do Documento

Trabalho de investigadores INESC TEC sobre deteção de retinopatia diabética em destaque no Japão

Pedro Costa, CMU-Portugal, e Aurélio Campilho, Coordenador do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (CBER) do INESC TEC, apresentaram um artigo na International Conference on Image Analysis Applications (IAPR MVA 2017), que foi alvo de algumas referências de destaque.

Trabalho de investigadores INESC TEC sobre deteção de retinopatia diabética em destaque no Japão

Aurélio Campilho e Pedro Costa

O artigo intitulado "Convolutional bag of words for diabetic retinopathy detection from eye fundus images" foi selecionado para uma apresentação oral, o que só aconteceu em cerca de 18% dos artigos entregues. Além disso, foi também um dos sete trabalhos escolhidos para publicação na revista IPSJ Transactions on Computer Vision and Applications, uma publicação dedicada a destacar artigos de investigação de qualidade, nomeadamente nas áreas de visão computacional e suas aplicações.

Este trabalho insere-se no projeto SCREEN-DR, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal, cuja visão é a de desenvolver uma plataforma de rastreio de retinopatia diabética (RD). A diabetes é uma doença com um crescimento galopante a nível mundial e uma das suas complicações mais comuns é a retinopatia diabética, a principal causa de cegueira no mundo industrializado. Apesar de se estimar que cerca de 50% dos diabéticos tipo 2, e de 70% tipo 1, vão desenvolver a doença, esta pode ser evitada com tratamento precoce se diagnosticada numa fase inicial.

O SCREEN-DR tem como objetivo criar uma plataforma automática e distribuída para o rastreio da RD, com base em tecnologias de informação e comunicação, permitindo uma resposta rápida por parte dos prestadores dos cuidados de saúde. Para isso existem três objetivos principais: avaliação da qualidade das imagens (image quality assessment), deteção de imagens normais (detection of normal images) e atribuição de um grau de severidade (Diabetic Retinopathy Grading). O artigo apresentado insere-se na tarefa de deteção de imagens normais.

Para além do INESC TEC, as instituições participantes neste projeto são a Carnegie Mellon University, a Universidade de Aveiro, a Administração Regional de Saúde do Norte e a BMD Software, com a colaboração do Centro Hospitalar de São João e da First Medical Solutions.
A Conferência teve lugar no Japão, entre os dias de 8 a 9 de maio.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.