Secções
  Entrada C-BER Notícias & Eventos Notícias Poster INESC TEC premiado na Alemanha
Acções do Documento

Poster INESC TEC premiado na Alemanha

Um poster da coautoria de João Paulo Cunha, coordenador do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC, venceu o 2º prémio para o melhor poster no âmbito da 23rd Annual Meeting of the German Society for Sleep Research and Sleep Medicine (DGSM), que se realizou em Mainz, na Alemanha, no dia 4 de dezembro.

O poster descreve um trabalho cujo objetivo era detetar, em tempo real, crises epiléticos durante o sono, quando o doente está coberto, que muitas vezes passam despercebidos. Intitulado “Combined 3D- and Infrared-System for the Detection of Epileptic Seizures during Sleep”, o poster conta com a coautoria de Felix Achilles (INESC TEC, Portugal e Technische Universität München, Alemanha), Federico Tombari (Universidade de Bolonha, Itália), V. Belagiannis (Universidade de Oxford, Reino Unido), Anna Mira Loesch (Ludwig-Maximilians Universität,Alemanha), Nassir Navab (Technische Universität München e John Hopkins Hospital, Estados Unidos da América) e Soheyl Noachtar (Ludwig-Maximilians Universität, Alemanha).

Os investigadores propõem um sistema automático com base em processamento de vídeo que permite melhor quantificar e acionar alarmes em cenários de monitorização em ambiente hospitalar e nas casas dos pacientes. Utilizando vídeos de 52 crises, os investigadores conceberam um modelo de deteção com recurso a Deep Learning que funciona em tempo real. De acordo com os investigadores, os dados de 3D vídeo recolhidos permitem um melhor desempenho na deteção em comparação com os sistemas usados atualmente.

O investigador mencionado no corpo da notícia tem ligação à FEUP.

INESC TEC, dezembro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.