Acções do Documento
UTAD desenvolve alcoolÃmetro portátil (A Voz de Trás-os-Montes)
Tese de mestrado do curso de Engenharia Eletrotécnica e Computadores desenvolveu um alcoolÃmetro portátil que pode ser incorporado num smartwatch.
Uma aluna do curso de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desenvolveu um alcoolÃmetro portátil que pode ser incluÃdo num smartwatch.
O projeto resulta de uma tese de mestrado, cujo objetivo inicial era criar um protótipo de alcoolÃmetro na área da tecnologia wearabie, e que seria incorporado no próprio vestuário.
A ideia partiu do seu orientador, Lio Gonçalves, docente da UTAD e investigador do INESC TEC, que julgou ser importante conceber uma aplicação "que tenha verdadeiramente impacto na comunidade». E foi assim que nasceu o projeto de um protótipo integrado num smartwatch que permite fazer o teste da alcoolemia, em qualquer local e em qualquer altura. Para isso basta incluir um sensor no smartwatch, acompanhado de um software que faz as medições do consumo.
O professor da UTAD sublinha que este sensor permite também medir outros componentes como o monóxido de carbono, e explica que "quando o utilizador sopra para o sensor, as moléculas de etanol suspensas vão reagir com o óxido de estanho e provocar uma alteração na resistência elétrica que vai variar a corrente elétrica». A partir destes dados e de fórmulas matemáticas, é possÃvel chegar-se à taxa de alcoolemia.
"A tecnologia está em grande desenvolvimento e já ninguém dispensa o seu uso em quase todas as tarefas do dia a dia. Existem diversos sensores nos nossos smartphones, acelerómetro, giroscópio, entre outros, mas um que não existe e que pode existir no futuro é justamente um sensor de álcool", revelou Lio Gon- çalves, explicando que foi desta forma que lhe surgiu a ideia, frisando que "um smartwatch ou um smartphone com um sensor de álcool poderia ter um grande impacto na prevenção rodoviária». "Esta aplica- ção ainda é um protótipo mas quando se conseguir a miniaturização pode ser muito útil para que os utilizadores possam saber em tempo real qual a sua taxa de alcoolemia", frisou.
O docente do Departamento de Engenharias da Escola de Ciência e Tecnologia diz que "com essa informação podem tomar-se melhores decisões e evitar acidentes rodoviários, podendo ainda ser usada para monitorizar o consumo em pacientes com dependências de álcool".
Foi também desenvolvida uma aplicação em ANDROID para se poder fazer o emparelhamento com o dispositivo e com isso registar as leituras, sendo que o histórico do consumo pode depois ser fornecido ao mé- dico numa folha de cálculo.
A tese de mestrado foi co-orientada pelo professor Raul Morais dos Santos, professor do Departamento de Engenharias da UTAD e investigador do INESC TEC.
A Voz de Trás-os-Montes, 23 de novembro de 2017