Secções
  Entrada C-BER Notícias & Eventos Nós na Imprensa Plataforma para rastreio da retinopatia diabética em desenvolvimento no INESC TEC (Ver Portugal)
Acções do Documento

Plataforma para rastreio da retinopatia diabética em desenvolvimento no INESC TEC (Ver Portugal)

SCREEN-DR. Assim se chama o projeto que o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência) está a desenvolver com vista a criar uma plataforma automática e distribuída para auxiliar os oftalmologistas no rastreio da retinopatia diabética. O projeto está a ser desenvolvido com a colaboração da Carnegie Mellon University, Universidade de Aveiro, Administração Regional de Saúde do Norte e a BMD Software, Centro Hospitalar de São João e First Medical Solutions.

No site da Universidade do Porto lê-se que "a plataforma tem por base tecnologias de informação e comunicação que avaliam a qualidade das imagens recolhidas do fundo ocular dos pacientes, detetam as imagens normais e atribuem um grau de severidade à patologia, auxiliando o processo de tomada de decisão dos oftalmologistas".

Aurélio Campilho, investigador do INESC TEC e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), explica que a plataforma de análise de imagem vai permitir “um tratamento precoce e mais eficaz, para uma população diabética mais alargada”.

De referir que a Diabetes é uma doença com um crescimento rápido a nível mundial e uma das suas complicações mais comuns é a retinopatia diabética, a principal causa de cegueira no mundo industrializado. Apesar de se estimar que cerca de 50 por cento dos diabéticos tipo 2, e de 70 por cento tipo 1, vão desenvolver a doença, esta pode ser evitada com tratamento precoce se diagnosticada numa fase inicial.

Ver Portugal 14 de junho de 2017

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.