Secções
  Entrada C-BER Notícias & Eventos Nós na Imprensa Há um português na conferência da ONU na sede da Google (Viva!Porto)
Acções do Documento

Há um português na conferência da ONU na sede da Google (Viva!Porto)

Há um português na conferência das Nações Unidas que decorre até quarta-feira, nas instalações da Google (EUA), e que tem como objetivo assegurar que indivíduos ou comunidades que sejam afetadas por conflitos ou desastres naturais tenham uma voz direta em projetos e programas lançados para o seu benefício.

O português convidado é João Paulo Cunha, coordenador do Centro de Engenharia Biomédica do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Ao todo são cerca de 175 os profissionais seniores de todo o mundo que vão representar empresas tecnológicas, agências humanitárias, academias ou entidades governamentais na sede da Google (Googleplex), em Mountain View.

Um dos sistemas que a equipa do INESC TEC está a desenvolver em conjunto com a Carnegie Mellon University e uma startup chamada Incident Aid vai ser apresentado nesta conferência.

“Os sistemas que vamos apresentar tratam-se de sensores vestíveis para monitorizar posicionamento no terreno, sinais vitais (ECG, respiração, actigrafia, temperatura do corpo, gases nocivos com o monóxido de carbono, etc.) para obter índices de fadiga, exposição a calor e níveis de stress, exposição ao calor, etc. de profissionais de primeira resposta, tais como paramédicos ou bombeiros, integrados com sistemas de comunicações de emergência e de informação de alarmes e gestão de eventos críticos, como situações de catástrofe naturais”, explica o investigador.

A organização é do gabinete das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários, que é responsável por juntar vários agentes humanitários que assegurem uma resposta coerente em caso de emergência.

Viva!Porto, 21 de março de 2017

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.