Secções
  Entrada CAP Projetos Casos de Sucesso SMARTE
Acções do Documento

SMARTE

Sistema de Gestão de obras de arte em autoestradas com recurso a monitorização remota baseada em sensores eletrónicos e em fibra ótica

INESC TEC desenvolve sistema inteligente que permite monitorização dinâmica de estruturas desde a sua construção até à fase de exploração.

Usando a sua experiência do desenvolvimento de sensores em fibra ótica, o INESC TEC desenvolveu um sistema inteligente que permite uma monitorização dinâmica de estruturas ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a construção até à fase de exploração. O projeto SMARTE, financiado pela Brisa SA e pela Agência de Inovação, consiste na instalação de sensores em estruturas, neste caso o viaduto e a ponte sobre o rio Sorraia na autoestrada A10 junto a Salvaterra de Magos.

O projeto SMARTE consiste num sistema de monitorização remota para a prevenção e apoio à manutenção e gestão de obras de arte, tais como pontes ou viadutos. Uma vez instalado, este sistema permite obter informação em tempo real, com observação de gráficos e esquemas, onde o estabelecimento de valores limites de segurança para diversas grandezas medida permitirá gerar alertas sempre que determinados níveis sejam atingidos.

Este sistema contribui também para a deteção atempada de eventuais anomalias ou situações críticas, diminuindo os custos associados a deslocações/inspeções e, simultaneamente, aumentando a segurança das estruturas e dos utentes.

O projeto SMARTE é liderado pela BRISA SA e inclui o INESC TEC, responsável pelo desenvolvimento dos sensores em fibra ótica, e o Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), responsável pela instrumentação elétrica e pela modelização da estrutura e interpretação dos dados obtidos.

Líder do Projeto: Brisa SA

Parceiros: INESC TEC e FEUP

Contactos: Ireneu Dias

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CAP +351 220 402 301