Acções do Documento
NextGenPCF (imprensa)
Nova geração de Fibras de Cristais Fotónicos
Levar as fibras micro-estruturadas à industrialização e ao mercado das aplicações reais foi o intuito do Projeto Europeu «NextGenPCF - Next Generation Photonic Crystal Fibres», desenvolvido pelo Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC e integrado num consórcio com 18 parceiros europeus.
Foi obtido, nos últimos anos, um elevado desempenho das fibras micro-estruturadas através da definição e demonstração de um grande número de designs. Este conhecimento foi explorado e potencializado neste projeto através da incubação de dispositivos-chave em três áreas de aplicação estratégicas: Biomedicina, Telecom e Sensores Ambientais.
Vantagem no futuro
As empresas portuguesas europeias poderão vir a beneficiar no futuro de uma enorme vantagem competitiva face à s empresas do resto do mundo dado que o NextGenPCF teve como objetivo criar, durante os três anos de desenvolvimento, um cÃrculo virtuoso de crescimento de mercado ligando o utilizador final, os dispositivos, as fibras e os materiais base, e disseminando conhecimento e evitando redundância.
O CAP do INESC TEC esteve envolvido numa «workpackage» relacionada com o desenvolvimento de sistemas sensores para deteção de gases baseados na combinação de espetroscopia de absorção com as fibras óticas micro-estruturadas. Em particular, o centro participou na construção de um sistema demonstrador completo para deteção remota de gás metano. Tal sistema tem aplicações potenciais na monitorização contÃnua em minas, bem como na vizinhança de pipelines e tanques de armazenamento.
Fonte: O Primeiro de Janeiro, 8 de agosto de 2006