Acções do Documento
AQUAMONITOR
Sensores em fibra ótica para monitorização da qualidade de água aplicados à determinação de dióxido de carbono dissolvidos em aquacultura
O INESC TEC liderou um consórcio – que inclui: o CIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, o CIQ FCUP – Centro de Investigação em QuÃmica da Universidade do Porto, e a Universidade de Pécs na Hungria –, criado para desenvolver novos sensores para a monitorização da qualidade da água em tempo real em sistemas intensivos de aquacultura. Em sistemas com tanques longitudinais com retorno de água pouco profundos e empilháveis existe uma grande quantidade de peixes em pouca água. Dessa forma, é necessário monitorizar constantemente diversos parâmetros, incluindo CO2 dissolvido e O2, pH, nitratos e fosfatos.
As ferramentas utilizadas atualmente não respondem às necessidades da indústria. Ainda assim, estas ferramentas são fundamentais para reduzir os riscos de investimento e aumentar a produção e bem-estar dos peixes. Por forma a fazer com que estas respondam às necessidades da indústria, devem ser equipadas com sensores óticos mais eficazes, como aqueles criados pelo consórcio com este objetivo.
Neste projeto combinaram-se plataformas óticas interferométricas com membranas poliméricas sensÃveis por forma a detetar diferentes concentrações de analito com os mesmos instrumentos. O analito-alvo neste projeto é CO2 dissolvido, mas espera-se que a tecnologia permita ainda detetar múltiplos parâmetros para determinar a qualidade de água.
Projeto com a duração de 2 anos (2011-2012).