Secções
  Entrada CAP Notícias & Eventos Notícias Mostra Nacional de Ciência contou com projetos do INESC TEC
Acções do Documento

Mostra Nacional de Ciência contou com projetos do INESC TEC

A 11.ª Mostra Nacional de Ciência, organizada pela Fundação da Juventude, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e a Câmara Municipal do Porto, realizou-se de 1 a 3 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Esta iniciativa teve como objetivo reconhecer e premiar a realização de projetos científicos inovadores nas escolas e contou com a presença do INESC TEC.

Mostra Nacional de Ciência contou com projetos do INESC TEC

Susana Silva, investigadora do CAP

Foi com projetos desenvolvidos no CAP – Centro de Fotónica Aplicada, que o INESC TEC participou nesta mostra, dando a conhecer aos mais jovens tecnologias através de demonstrações com fibras óticas. A iniciativa contou com a presença no stand dos investigadores Paulo Marques, Susana Silva e Orlando Frazão.

Procurando motivar e incentivar os alunos portugueses para o desenvolvimento de projetos científicos, a Mostra recebeu visitas organizadas de escolas, com o propósito de permitir a professores e alunos contactar com os melhores projetos científicos a nível nacional, realizados ao nível do ensino secundário.

Nesta edição participaram 100 projetos da autoria de mais de 250 jovens cientistas, coordenados por professores de diferentes áreas científicas, tais como Biologia, Ambiente, Medicina, Ciências Sociais, Economia, Engenharia, Física, Informática, Matemática e Química.

Este evento foi também um momento de divulgação do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias, que proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica, decorrendo habitualmente entre junho e agosto. Ao garantir estágios em laboratórios de instituições científicas de todo o país, entre elas o INESC TEC, a iniciativa já envolveu cerca de 15 mil alunos nas suas 20 edições.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo à UP-FCUP.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.