Secções
  Entrada CAP Notícias & Eventos Notícias Investigadores do INESC TEC desenvolvem rede de Bragg com métodos inovadores
Acções do Documento

Investigadores do INESC TEC desenvolvem rede de Bragg com métodos inovadores

Passados mais de 20 anos sobre a fabricação da primeira rede de Bragg, em abril de 1994, pelo investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, Francisco Araújo (ver Figura 1), os também investigadores do CAP, Paulo Marques (coordenador) e Daniel Alexandre, fabricaram a primeira rede de Bragg, utilizando o laser femtosegundo (impulsos com duração de 200x10-15s, ou seja, um milionésimo de um bilionésimo de segundo), adquirido recentemente no âmbito do projeto BEST CASE (Figura 2).

Estas estruturas periódicas (períodos em torno dos 500 nanometros) fabricadas no núcleo de fibras óticas permitem a reflexão de uma gama de comprimentos de onda bastante estreita (tipicamente inferiores a 1nm) e estão na base dos diferentes tipos de sensores desenvolvidos no CAP, e que impulsionaram o aparecimento da spin-off HBM Fibersensing. Este laser traz outras vantagens na fabricação das redes de Bragg.

Também no CAP, o aluno do Programa Doutoral em Física - MAP-FIS e investigador do INESC TEC, Ricardo André, conseguiu fabricar pela primeira vez uma rede de Bragg do Tipo III, utilizando um FIB - Focus Ion Beam - em português, feixes de iões localizados (ver Figura 3). Estes sensores têm também dimensões sub-micrométricas e só podem ser escritos por micromaquinação na região do núcleo. De características singulares, os sensores apresentam um elevado potencial no desenvolvimento de novas soluções para ambientes extremos e aplicações biomédicas.

figura 1

Figura 1 – Imagem do espetro do primeiro grating fabricado com máscara de fase e um laser ultravioleta em 1994.

fig 2

Figura 2 – Primeiro grating fabricado numa fibra ótica monomodo standard utilizando um laser femtosegundo.

fig 3

Figura 3 – Grating do tipo III fabricado com feixe de iões (parceria com o IPHT Jena)

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: FCUP e INESC Porto.

INESC TEC, janeiro de 2014

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.