Secções
  Entrada CAP Notícias & Eventos Notícias Investigação no INESC TEC ganha Prémio SPOF
Acções do Documento

Investigação no INESC TEC ganha Prémio SPOF

A investigadora Marta Ferreira foi distinguida com o Prémio SPOF pelo trabalho desenvolvido enquanto elemento integrante do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC e concluído a dezembro de 2015.

Investigação no INESC TEC ganha Prémio SPOF

Marta Ferreira

A tese de Doutoramento em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tem como título “Fiber Sensing Based on New Structures and Post-Processing Enhancement” e teve a orientação científica de Orlando Frazão e José Luís Santos, também elementos integrantes do CAP.

O prémio, promovido pela Sociedade Portuguesa para a Investigação em Óptica e Fotónica, vai já na quarta edição e é atribuído à melhor tese de doutoramento em qualquer dos domínios da Ótica e da Fotónica em Portugal, neste caso defendida durante o ano de 2015.

No seu trabalho de doutoramento, Marta Ferreira desenvolveu diferentes tipos de micro-sensores em fibra ótica, baseados em interferometria, que deram origem à publicação de cerca de 10 artigos em revistas internacionais de elevado fator de impacto. Destaque-se o trabalho intitulado “Towards the control of highly sensitive Fabry-Pérot strain sensor based on hollow-core ring photonic crystal fiber”, publicado na Optics Express, onde apresentou um dos interferómetros mais sensíveis à deformação, usando a tecnologia já desenvolvida no INESC TEC.

O CAP desenvolve a sua atividade na área da Optoeletrónica, principalmente no campo da tecnologia das fibras óticas. Está orientado para a investigação aplicada e desenvolvimento nas áreas das fontes em fibra ótica, comunicações óticas, sensores em fibra e microfabricação (filmes finos e ótica integrada).

O prémio será entregue por ocasião da conferência AOP 2017 – III International Conference on Applications in Optics and Photonics, a realizar em Faro, no Algarve, entre os dias 8 e 12 de maio de 2017.

INESC TEC, novembro de 2016

 

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.