Secções
  Entrada CAP Notícias & Eventos Notícias INESC TEC quer aumentar a eficiência do uso de água em agricultura
Acções do Documento

INESC TEC quer aumentar a eficiência do uso de água em agricultura

Aumentar a eficiência e resiliência do uso de água em agricultura, e monitorizar o solo e a água com vista à redução da poluição, são os desafios que o INESC TEC procura responder com a apresentação do seu novo projeto designado AgriSensus.

Durante 36 meses, a equipa do AgriSensus conta com cerca de um milhão de euros para desenvolver sensores óticos destinados a equipamentos de fertirrigação, com controlo automático do caudal de água e aplicação otimizada de fertilizantes.

Adicionalmente, pretende produzir biosensores de baixo custo para identificar produtos químicos comumente utilizados para proteção das culturas. As tecnologias desenvolvidas serão depois avaliadas em instalações e laboratórios certificados na Holanda e na Suécia e demonstradas em culturas produzidas em ambiente protegido (estufas) (Portugal, Holanda e Espanha) e em campo aberto (Turquia).

Desenvolvido em colaboração com o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e o Centro de Fotónica Aplicada (CAP), ambos do INESC TEC, o AgriSensus - Integrated Monitoring and Control of Water, Nutrients and Plant Protection Products Towards a Sustainable Agricultural Sector, tem previsão para arrancar em abril de 2017.

O projeto tem como investigador responsável José Boaventura Cunha e como líder científico Josenalde Barbosa de Oliveira, colaboradores do CRIIS e integrados no polo da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, em Vila Real.

Além do INESC TEC, o AgriSensus conta com a colaboração dos seguintes parceiros: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal), da Wageningen University & Research (Holanda), do Turkish Water Institute (Turquia), da EGE University e EGE Life Sciences (Turquia), da Riegos y Tecnología (Espanha) e do Swedish Institute of Agricultural and Environmental Engineering (Suécia).

O projeto também é apoiado pela Sarspec (Portugal), Bayer CropScience (Holanda) e LTO Glaskracht Nederland (organização de produtores da Holanda).

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UTAD. 

INESC TEC, dezembro de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.