Secções
  Entrada CAP Notícias & Eventos Notícias INESC TEC e CIIMAR juntos no projeto CORAL
Acções do Documento

INESC TEC e CIIMAR juntos no projeto CORAL

O projeto CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors teve a sua reunião de kick off no dia 6 de maio, na sede do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR.

“Conhecer para intervir” é o lema deste projeto de investigação científica do INESC TEC e do CIIMAR que recorre ao uso de novas ferramentas tecnológicas para a exploração sustentável dos recursos marinhos do mar profundo.

O projeto pretende desenvolver novas soluções tecnológicas e sensores inovadores capazes de operar em diversos ambientes marinhos, incluindo o mar profundo. Estas ferramentas serão fundamentais para a obtenção um conhecimento mais preciso e profundo sobre estes ecossistemas pouco estudados e conhecidos, permitindo a valorização e exploração dos seus recursos e ainda a implementação de ações estratégicas com impacto nacional e regional.

O CORAL visa ainda contribuir, por um lado, para a consciencialização do papel que cada cidadão tem na preservação dos oceanos, e sensibilizar, por outro, para a partilha de conhecimento e novas tecnologias por parte dos investigadores apoiando assim o crescimento da economia azul.

Durante a reunião foram apresentados os objetivos das duas linhas de investigação: BLUETOOLS (Tools and Technologies for management of Deep Sea resource Exploitation) e BLUE SENSORS (Photonic Technologies for Ocean Monitoring and Exploitation). Foram, ainda, explorados os Work Packages de ambas as linhas de investigação, bem como assuntos relacionados com o controlo de gestão do projeto, a sua disseminação e até questões de propriedade intelectual.

O projeto é coordenado pelos investigadores Filipe Castro (CIIMAR), Miguel Santos (CIIMAR), Pedro Jorge (INESC TEC) e Eduardo Silva (INESC TEC /ISEP) terá a duração de 3 anos e é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020) através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao P.Porto-ISEP e INESC TEC.

INES TEC, maio de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.