Secções
  Entrada INESC TEC Notícias & Eventos Nós na Imprensa Aprovados 4,9 ME de fundos 2020 para reabilitar Bairro do Cerco no Porto (Jornal de Notícias)
Acções do Documento

Aprovados 4,9 ME de fundos 2020 para reabilitar Bairro do Cerco no Porto (Jornal de Notícias)

O programa Norte 2020 aprovou uma comparticipação de 4,9 milhões de euros de fundos comunitários para a primeira fase de reabilitação do edificado habitacional do Bairro do Cerco no Porto, divulgou hoje a autoridade gestora.

Segundo dados hoje divulgados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), responsável pela gestão, no total o programa já aprovou um apoio de 1,5 mil milhões de euros de fundos comunitários a 4.180 projetos que visam aumentar a competitividade da região e que irão traduzir-se num investimento global de 2,3 mil milhões de euros.

Entre as verbas aprovadas pela autoridade gestora entre 30 de junho e 30 de setembro, e hoje divulgadas, estão 4,9 milhões de euros de FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) para o projeto de reabilitação do Bairro do Cerco no município do Porto, que representa um investimento global de 5,7 milhões de euros a ser executado até 30 de junho de 2019.

No final de maio foi divulgado que a Câmara do Porto previa investir até 2018 cerca de 5,4 milhões de euros na reabilitação dos bairros do Falcão e Viso e 298 mil euros na elaboração dos projetos de reabilitação do Pêgo Negro e do Cerco.

Para o Cerco, os planos eram para "elaboração do projeto de reabilitação/remodelação dos edifícios 1 a 34, e de um "projeto do espaço público do bairro.

Durante este período foram também aprovados 9,2 milhões de euros para uma infraestrutura em engenharia de tecidos e medicina alternativa na Universidade do Minho, 4,1 milhões de euros para uma Plataforma Modular para Investigação, Teste e Validação de Tecnologias de Suporte à Economia do Mar do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, 4 milhões para uma Escola de Música em Guimarães, 3,3 milhões para requalificação da escola básica e secundária de Ermesinde, entre outros.

Em análise aos números do programa até 30 de setembro, e hoje divulgados, a CCDR-N, responsável pela gestão, destaca que "parte muito significativa do financiamento tem como promotores micro e pequenas empresas da região com projetos de internacionalização, inovação e investigação".

"Em volume, destacam-se 793 projetos relativos à construção, ampliação ou equipamento de fábricas, que absorvem um apoio de 452 milhões de euros do Norte 2020", assinala em comunicado.

Já em termos de investimento público, a lista de projetos aprovados inclui 200 iniciativas no domínio prioritário "Capital Humano" que cobrem a aposta no ensino básico, secundário, politécnico e superior.

"São 152 milhões de euros do Norte 2020 assegurados para investimentos relativos não só a infraestruturas e equipamentos como também a intervenções de prevenção e redução do abandono escolar e de dinamização de cursos técnicos superiores profissionais", indica.

De entre as comunidades intermunicipais da região Norte, a Área Metropolitana do Porto é a que tem mais verbas atribuídas até ao momento, com 721 milhões de euros para 2.109 projetos aprovados.

Segue-se o Ave, com 173 milhões de euros aprovados para 564 projetos, e o Cávado com 155 milhões de euros aprovados para 529 projetos.

Jornal de Notícias, 13 de outubro de 2017

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.