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Permanência dos consumidores nas lojas é influenciada por temperatura, ruído e serviço
Sabia que temperaturas elevadas ou baixas, o nível de ruído e uma má prestação de serviço por parte dos colaboradores de uma loja são os principais indicadores que influenciam o tempo de permanência dos consumidores nestes estabelecimentos? Um cheiro incomodativo e o nível de CO2, principalmente das lojas situadas em shoppings ao final do dia, também podem ser indicadores de saída dos consumidores dos espaços comerciais. Foi neste contexto que surgiu o RETAIL PRO, um projeto de investigação que desenvolveu uma plataforma integrada de gestão estratégica em ambientes de trabalho.
O consórcio constituído pela empresa InovRetail, pelo INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência), pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) criou uma plataforma que tem como base novas metodologias e processos de medição dos parâmetros de ambiente das lojas. A correlação destes indicadores com o comportamento dos consumidores é depois analisada pela plataforma. É a partir da análise destas variáveis que é possível atingir um maior desempenho, que vai depois permitir aumentar as vendas e otimizar os custos operacionais.
“Para perceber as razões que levam a que um consumidor permaneça ou não numa loja utilizamos algumas ferramentas de localização espacial por vídeo, através de Bluetooth ou Wifi, e as diferentes variáveis sensoriais, como a temperatura, humidade, ruído, a luminosidade ou os recursos humanos, no fundo tudo que possa afetar o comportamento dos consumidores num certo espaço físico”, explica Pedro Carvalho, o investigador do INESC TEC que, juntamente com Luís Corte-Real, está responsável pelo RETAIL PRO.
A plataforma utiliza um sofisticado conjunto de algoritmos, altamente parametrizáveis e desenhados para uma fácil integração com os sistemas de informação do retalhista. Para além das ferramentas que recolhem todos os dados, a plataforma inclui o seu processamento, análise, e apresentação dos resultados.
Estas funcionalidades permitem uma atuação mais eficiente e flexível sobre o ambiente de loja de forma a aumentar as vendas. A plataforma produz e disponibiliza, por sua vez, ao retalhista, por intermédio de uma inovadora interface gráfica, um conjunto de indicadores de gestão de ambiente loja, que possam identificar, medir e quantificar o efeito das variáveis do ambiente de loja sobre o comportamento dos consumidores (vendas e tráfego).
“Ao percebermos o tipo de comportamento que os consumidores têm, principalmente em relação a variáveis como o ruído e o serviço, podemos melhorar através de, por exemplo, uma distribuição mais eficiente dos recursos humanos da loja no espaço”, exemplifica Marco Soares, head of operations da InovRetail. De acordo com o responsável, esta solução pode ser comercializada como um serviço, que inclui instalação na loja, análise de dados e envio de relatórios com os resultados finais por parte da empresa ou como um produto, onde a InovRetail vende todo o equipamento ao retalhista bem como o software, que vai depois extrair e analisar toda a informação.
A solução Seeplus®, onde alguns dos módulos foram desenvolvidos através do projeto RETAIL PRO, já é utilizada em lojas como a LEVI’S®, G-STAR RAW, DOCKERS, WORTEN e NIKE. Durante o decorrer das atividades foram estabelecidas cooperações com outros projetos, nomeadamente o Media Arts and Technologies, com o objetivo de lançar novas iniciativas nesta área e desenvolver módulos de análise mais avançados.
Este projeto começou a ser desenvolvido em setembro de 2012 e teve um financiamento de mais de meio milhão de euros (552.537,26€).
Porto, 11 de março de 2015
Joana Coelho
Serviço de Comunicação
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