Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Nós na Imprensa Portuguesa recebe 1,5 milhões de euros para desenvolver novas formas de programação de redes (Sapo Tek)
Acções do Documento

Portuguesa recebe 1,5 milhões de euros para desenvolver novas formas de programação de redes (Sapo Tek)

A engenharia do software é a área que trabalha vários segmentos relacionados com o desenvolvimento de sistemas de redes, assim como a sua programação. É neste campo que a investigadora portuguesa Alexandra Silva vai conduzir um estudo apoiado pelo Conselho Europeu de Investigação.

A professora no Colégio Universitário de Londres e investigadora convidada do INESC TEC na Universidade do Minho ganhou uma bolsa no valor de 1,5 milhões de euros para estudar novas abstrações para a programação de redes. Alexandra Silva vai agora coordenar o projeto durante cinco anos.

O que a investigadora vai fazer é trabalhar novas ideias provenientes das áreas da programação, lógica e verificação aplicadas à programação de redes.

Alexandra Silva terá de formar um grupo de investigação que deverá ser composto por dois investigadores pós-doutorados e dois doutorandos. “O mundo está cada vez mais conectado e com redes mais complexas, pelo que aquilo que pretendemos fazer no longo prazo é facilitar as tarefas diárias das pessoas e oferecer garantias de confiabilidade dos sistemas usados”, comenta a professora em comunicado.

A engenharia do software é uma área que engloba várias componentes de criação de programas e sistemas de redes e que do ponto de vista cientifico pode “englobar o uso de modelos precisos e abstratos”, explica a mesma nota de imprensa.

Alexandra Silva dedica-se ao estudo de modelos abstratos, que ajudam no desenvolvimento de verificação de software e hardwares confiáveis.

Sapo Tek, 23 de novembro de 2015

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000