Acções do Documento
GORDA
Replicação de Bases de Dados
A replicação de bases de dados é fundamental para competitividade das empresas a longo prazo. Neste contexto, a tecnologia de replicação enfrenta novos requisitos. Em primeiro lugar, a disponibilidade desta tecnologia em toda a empresa deve ter em consideração sistemas de informação legados. Além disso, os mercados abertos e uma economia globalizada também indicam que é necessário um maior apoio não só por parte de grandes empresas, mas também por pequenas e médias empresas (PME), o que inevitavelmente levanta algumas questões ao nÃvel da segurança. Finalmente, uma aplicabilidade mais vasta de bases de dados exige sistemas de gestão altamente escaláveis para as mesmas (Database management systems, DBMS).
A heterogeneidade, dispersão geográfica e escala têm um impacto profundo na aplicabilidade de tecnologias de replicação, e uma aplicação mais ampla de DBMS também significa uma crescente preocupação com custos.
O objetivo do projeto GORDA era promover a replicação de bases de dados por forma a abordar os desafios ligados à confiança, integração, desempenho e custos nos atuais sistemas de bases de dados subjacentes à sociedade da informação. Isto foi feito através da normalização de arquiteturas e interfaces, promovendo a sua utilização juntamente com um conjunto de componentes prontas a usar.
Data InÃcio: 1 outubro 2004
Orçamento: €1.250.000
Equipa: Rui Carlos Oliveira, José Orlando Pereira, Ricardo Manuel Vilaça, Miguel Ângelo Matos e António LuÃs Sousa
Website do Projeto: GORDA