Acções do Documento
CROSS
Uma infraestrutura para a certificação e re-engenharia de Software Livre
Na última década, o fenómeno de Open Source Software (OSS), ou Software Livre, teve um impacto a nÃvel global na forma como os serviços e sistemas com base em software são desenvolvidos, distribuÃdos e utilizados. São bem conhecidos os benefÃcios do Software Livre, tais como fiabilidade e baixos custos de desenvolvimento e manutenção. As distribuições Linux, Apache e MySQL, confirmam, entre outros exemplos, o sucesso e a resiliência destes sistemas.
As empresas perceberam que ao integrarem Software Livre em produtos comerciais (disponibilizado por licenças OSS) conseguiam reduzir os custos de desenvolvimento, e ao mesmo tempo oferecer componentes de alta qualidade amplamente testadas. Além disso, os Governos perceberam que existe uma crescente dependência de formatos e software proprietários, pelo que veem o Software Livre como uma garantia de independência tecnológica (que é uma vantagem estratégica, principalmente nos paÃses em desenvolvimento).
No entanto, pela natureza do seu modelo de desenvolvimento distribuÃdo, aberto e menos convencional, o Software Livre avançado torna extremamente difÃcil a avaliação da qualidade de software, e mesmo a certificação, o que representa alguns desafios do ponto de vista técnico/metodológico e de gestão.
O objetivo do projeto CROSS era fortalecer o papel do Software Livre no setor europeu das tecnologias de informação. O Software Livre é cada vez mais importante para organizações públicas e industriais, mas medir a sua qualidade é um desafio, o que representa algum risco. Este risco pode seu substancialmente reduzido se forem utilizadas normas apropriadas, suportadas por ferramentas de análise, para a certificação deste tipo de software. Desenvolver estas ferramentas, tornando-as amplamente disponÃveis para a comunidade utilizadora de Software Livre e, a longo prazo, contribuir para a criação de uma autoridade internacional de certificação para Software Livre, eram os grandes objetivos deste projeto.
Data InÃcio: 15 Março 2010
Equipa: Maria João Frade, Jorge Sousa Pinto, João Alexandre Saraiva, LuÃs Soares Barbosa e José Creissac Campos
Website do Projeto: CROSS