Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias Pydi Ganga conclui doutoramento
Acções do Documento

Pydi Ganga conclui doutoramento

A investigadora do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, Pydi Ganga, concluiu, a 19 de dezembro, o Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A sua tese de doutoramento, intitulada “Transparent and/or flexible low-cost electronics with a-GIZO TFTs”, propõe uma plataforma para desenvolver circuitos integrados com tecnologias a-GIZO TFT.

Desenvolvido sob orientação do investigador do CTM, Vítor Grade Tavares, e co-orientado por Pedro Guedes de Oliveira (consultor da Direção do INESC TEC) e Pedro Barquinha (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), o trabalho teve como foco o desenho e fabricação de circuitos integrados em processos de fabrico de baixa temperatura, usando óxidos amorfos no material semicondutor — a-GIZO. Dado que apresentam um elevado grau de transparência à luz visível, tal torna possível a criação de sistemas inteiramente transparentes (invisíveis) e potencia aplicações como janelas inteligentes, capazes de desempenhar variadas funções de modo não intrusivo, ou e-skin, com a possibilidade da electrónica ser depositada em materiais flexíveis, a baixa temperatura.

“O trabalho desenvolvido pela Ganga representa um grande contributo no sentido de trazer para o mundo real todos estes fascinantes conceitos de electrónica transparente e flexível”, refere o investigador Vítor Grade Tavares.

Recorde-se que a tese de Pydi Ganga conquistou, no ano passado, o terceiro lugar no concurso.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: FEUP e INESC Porto.

INESC TEC, janeiro de 2014

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.