Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias Investigador do INESC TEC vence “best paper award”
Acções do Documento

Investigador do INESC TEC vence “best paper award”

Matthew Davies, investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, venceu recentemente um “Best Paper Award”.

O artigo distinguido intitula-se “Harmonic Mixing Based on Roughness and Pitch Commonality”, e foi atribuído no âmbito da 18ª edição da International Conference on Digital Audio Effects, que se realizou de 30 de novembro a 3 de dezembro na Noruega.

No artigo, escrito em conjunto com Roman Gebhardt e Bernhard Seeber (ambos da Technische Universität München, Alemanha), os autores abordam o tema de mistura harmónica, uma técnica utilizada pelos DJs para misturar peças musicais, alinhando-as em termos de batidas e nota musical. A principal contribuição deste artigo é um novo método de mistura harmónica com base nos princípios de psicoacústica de sonoridade e timbre.

Esta investigação tem dois grandes objetivos: possibilitar aos utilizadores inexperientes a experimentação das suas coleções musicais ao fornecer ferramentas inteligentes para mistura automática; e permitir aos peritos em música superar os limites da criatividade musical com base em tecnologia através de uma experimentação mais abrangente. O artigo está fortemente alinhado com uma das grandes áreas de investigação do grupo Sound and Music Computing (SMC) – recolha de informação musical. 

Este trabalho foi levado a cabo em colaboração com a Universidade Técnica de Munique, tendo Roman Gebhardt  passado uma temporada em Portugal como estudante ERASMUS na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A dissertação de licenciatura Roman Gebhardt foi inclusive co-supervisionada por Matthew Davies, tendo obtido a nota mais alta do curso.

Na sequência do prémio, os autores foram convidados a submeter uma versão alargada do seu trabalho na próxima edição especial da revista Applied Sciences.

O investigador mencionado no corpo da notícia tem ligação ao INESC TEC.

INESC TEC, dezembro de 2015


Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.