Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias Investigador do INESC TEC cria sistema que aumenta popularidade das notícias online
Acções do Documento

Investigador do INESC TEC cria sistema que aumenta popularidade das notícias online

Uma equipa das Universidades do Porto e do Minho, entre os quais o investigador do INESC TEC e estudante do programa doutoral em Informática MAPi, Kelwin Fernandes, criou um sistema inteligente que permite aumentar 15% a probabilidade de uma notícia ser popular e ainda identificar a maioria (73%) das notícias que viriam a ser populares.

A solução sugere melhorias no desenho de notícias on-line antes da sua publicação, em atributos como o número de palavras do título, as palavras-chave (já usadas noutras notícias) e a aposta em determinados links.

O sistema inovador usa três módulos: recolha de dados, previsão de popularidade e otimização. No primeiro, agrega indicadores como número de palavras do título, palavras-chave, menções a notícias anteriores, partilhas dessas notícias, sentimento (positivo/negativo) por elas gerado e o uso de imagens ou vídeos. No módulo de previsão, os dados recolhidos são utilizados para treinar modelos de aprendizagem automática, criando um modelo que preveja a probabilidade de a notícia candidata ser popular. Por fim, usa-se o modelo de otimização para procurar sugestões de mudanças à notícia candidata, aumentando assim a popularidade estimada.

Paulo Cortez, Pedro Vinagre (do Centro Algoritmi da UMinho) e Kelwin Fernandes começaram a desenvolver esta solução no âmbito de um projeto de curso e aplicaram este sistema de apoio à decisão a quase 40 mil notícias publicadas desde 2013 no Mashable, o maior blogue mundial de notícias sobre novas tecnologias, que tem 24 milhões de seguidores e 7.5 milhões de partilhas por mês.

O trabalho, intitulado ‘A proactive intelligent decision support system for predicting the popularity of online news’ venceu o Best Paper Award da 17.ª Conferência Portuguesa em Inteligência Artificial, entre 81 artigos de autores de 18 países, e foi já publicada pela editora Springer.

Os investigadoras mencionados no corpo da notícia têm ligação ao INESC TEC e FEUP.

INESC TEC, dezembro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.