Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias INESC TEC torna comunicações no Espaço mais eficientes
Acções do Documento

INESC TEC torna comunicações no Espaço mais eficientes

O INESC TEC arrancou, no mês de janeiro, com o projeto europeu SCREEN (Space Cognitive Radio for Electromagnetic Environment maNagement), onde o objetivo é levar o conceito de radiocomunicações cognitivas para o Espaço, explorando assim os benefícios que esta tecnologia já demonstrou em ambiente terrestre. O projeto conta com um orçamento total de cerca de um milhão de euros.

A rádio cognitiva é uma forma de comunicação sem fios em que um transmissor consegue detetar, de forma inteligente, quais os canais que estão a ser utilizados e aqueles que não estão, permitindo instantaneamente ocupar os canais vagos. Envolvendo o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, este projeto irá consistir na análise, desenvolvimento, implementação e teste de algoritmos de radiocomunicações cognitivas. O elemento inovador no SCREEN é, no entanto, a componente de implementação e teste. Embora algumas das tecnologias de base para os elementos iniciais do projeto não sejam novas, a incorporação de todos os estágios de um transmissor de rádio num sistema cognitivo nunca foi feita em toda a sua extensão.

A tecnologia-chave para as radiocomunicações cognitivas chama-se ‘Software-Defined Radio’ (SDR) e fornece a flexibilidade necessária para reconfigurar os parâmetros das comunicações de modo autónomo e sem nenhuma alteração no hardware do transmissor. O consórcio, que envolve, além do INESC TEC, a Tekever ASDS (coordenador, Portugal), o Munich Innovation Group GmbH (Alemanha) e a Avanti Communications Ltd (Reino Unido), irá fazer uso da tecnologia SDR e usá-la para implementação e teste.

No fundo, a abordagem do projeto pretende fazer uso dos resultados de investigação já conseguidos na componente terrestre a todos os níveis (tecnológico, mercado e regulamentar) e capitalizar o trabalho prévio em diferentes projetos, evitando duplicação de esforços desnecessários. O sistema a desenvolver neste projeto operará na banda-S, que é pouco explorada e tem um grande potencial para aplicações de nicho futuras, em missões com múltiplos satélites. O objetivo é melhorar o desempenho, eficiência e versatilidade das comunicações espaciais.

O INESC TEC terá a seu cargo o desenvolvimento de técnicas para análise de espetro, simulação e implementação de algoritmos de radiocomunicações cognitivas, testes laboratoriais e atividades de comunicação e disseminação. A equipa do CTM envolvida no projeto é composta por Henrique Salgado, Luís Pessoa, João Canas Ferreira e José Machado da Silva.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.

INESC TEC, fevereiro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.