Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias Fora de Série | Tiago Soares da Costa
Acções do Documento

Fora de Série | Tiago Soares da Costa

Num universo de mais de 800 colaboradores, são muitos os meses em que há mais de um colaborador com um desempenho “Fora de Série”. Prova disso mesmo é o facto de, em vários meses, recebermos mais do que um nomeado. Isto determinou uma mudança de política editorial: o BIP passou a destacar todos os nomeados em cada mês, sem opção de mérito (porque todos o têm muito!).

Fora de Série | Tiago Soares da Costa

Tiago Soares da Costa

1. Na base da sua nomeação estiveram essencialmente dois projetos do CTM - “Personalized Multiview Environment” (no âmbito da linha MAT - Media Arts Technology) e CNG (Conteúdos de Nova Geração). Quer-nos falar um pouco destes projetos e do seu papel neles?

Embora diferentes, ambos os projetos seguiram uma linha de pensamento comum, a reprodução de conteúdos multimédia com qualidade adaptável consoante as necessidades dos utilizadores, as condicionantes tecnológicas disponíveis e a qualidade momentânea da rede.

Para o projeto CNG, inicialmente recorremos a soluções de streaming baseadas em RTP. No entanto, ao adotarmos o protocolo MPEG DASH, seguimos por um caminho que nos permitiu obter uma solução capaz de ser utilizada em dois projetos distintos: enquanto num projeto criou-se um ambiente imersivo para o utilizador com recurso à tecnologia 3D, noutro adaptou-se o protocolo MPEG DASH aos dispositivos móveis, integrando uma aplicação global desenvolvida a pensar no mercado editorial.

O meu papel nestes dois projetos passou pela análise de necessidades, estudo das tecnológicas existentes, apresentação de soluções e desenvolvimento de protótipos/produto final. Ou seja, o dia a dia normal de um qualquer investigador no INESC TEC!

2. Além do conhecimento técnico, o Tiago é também elogiado pelas suas soft skills. Que significado têm estes elogios?

Têm muita importância para mim, uma vez que considero serem uma parte relevante para o sucesso de cada projeto. A minha integração em várias equipas de desenvolvimento ao longo dos anos no INESC TEC, com personalidades distintas e deadlines variáveis, permitiu-me aprender a lidar da melhor forma com várias restrições que nunca tinha encontrado anteriormente, noutros contextos. Estes elogios realçam ainda mais a importância do ambiente do INESC TEC no desenvolvimento pessoal e profissional de um investigador.

3. Está há cinco anos no INESC TEC. Que conselhos daria a um jovem investigador?

Acima de tudo, nunca desistir. Por vezes poderemos sentir que estamos num beco sem saída, sem que vejamos uma solução concreta no horizonte ou uma pequena “luz ao fundo do túnel” que nos possa ajudar. Mas nas situações mais insólitas podem surgir as respostas mais improváveis para os nossos problemas, uma situação que qualquer investigador enfrenta no seu dia a dia e terá que aprender a lidar e ultrapassar.

Ser proativo é também uma mais-valia: não deixem de acreditar nas vossas ideias, pois nas mentes frescas de um jovem investigador poderão estar os próximos produtos de sucesso do futuro.

4.  Faz parte do grupo de sistemas multimédia do CTM. Há outras áreas que gostasse de experimentar ou outro tipo de projetos que ambicionasse desenvolver?

Embora faça atualmente parte do grupo de sistemas multimédia da CTM, a minha entrada no INESC TEC deu-se através do grupo WIN, por intermédio do Prof. Ruela, do Rui Campos e do Jaime Dias, no projeto RECOOP. Por isso, mantenho uma especial estima pela área de Redes e Telecomunicações e gostaria de no futuro, voltar a integrar um projeto deste grupo.

5. Terminaremos este breve questionário pedindo que comente a sua nomeação, feita pela coordenação do CTM.

“A coordenação do CTM propõe para "Fora de Série" o investigador Tiago Costa pelo seu extraordinário envolvimento em projetos de interesse para o CTM e pela sua prestação, em maio de 2015, nos projetos MAT (Media Arts Technology) e CNG (Conteúdos de Nova Geração), no âmbito dos quais desenvolveu um demonstrador de um sistema cliente-servidor para streaming de vídeo multi-vista adaptado. O Tiago tem demonstrado excelente autonomia, dedicação, disponibilidade e capacidade de resolução de problemas. Tem também estado envolvido com igual desempenho e dedicação noutros projetos de interesse estratégico para a área de Sistemas Multimédia, nomeadamente no projeto PGlobal com o Público.”

Antes de mais, gostaria de agradecer a nomeação da coordenação da CTM, é um imenso orgulho ter o reconhecimento do centro, do qual “visto a camisola” há já cinco anos e também desta minha “segunda casa” que é o INESC TEC. Gostaria, por isso, de agradecer o apoio de todos os que ao longo dos anos me deram as ferramentas necessárias para poder criar valor para o CTM e para o INESC TEC e espero poder continuar a manter o desempenho até agora demonstrado.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.