Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias CTM com artigo em revista internacional
Acções do Documento

CTM com artigo em revista internacional

Fardin Derogarian, João Canas Ferreira e Vítor Grade Tavares, todos investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), viram recentemente um artigo da sua autoria publicado numa revista internacional.

Intitulado “A small fully digital open-loop clock and data recovery circuit for wired BANs”, este trabalho aborda a comunicação entre nós de uma rede BAN (Body-Area Networks) em ambientes clínicos. As redes BAN são constituídas por nós equipados por sensores dispostos perto, sobre ou no interior do corpo, sendo que estes nós comunicam entre si para fazer chegar a informação a um nó central, que os envia para um computador para processamento e análise posteriores.

Neste trabalho, os nós das redes BAN estão embutidos numa peça de vestuário e são interligados por fios inseridos no tecido. O objetivo era captar informação sobre os membros inferiores durante o movimento, nomeadamente sobre posição, velocidade e aceleração dos membros inferiores, bem como adquirir sinais eletromiográficos (variações da tensão elétrica registada nos músculos quando estes se contraem ou se distendem).

Neste tipo de redes é necessário assegurar a comunicação sem erros entre os nós, e para isso é importante garantir que transmissores e recetores existentes em cada nó estão sincronizados. Para esse efeito, o artigo propõe um circuito digital que garante essa sincronização e analisa o seu desempenho com base numa implementação em circuito integrado.

Esta solução apresenta vantagens como a baixa complexidade (pequena área e baixo consumo), a sincronização muito rápida e, para a implementação realizada, a capacidade de trabalhar a taxas de transmissão de informação elevadas  para este domínio de aplicação (35x10^6 bit/segundo).

Este trabalho contou com financiamento para uma bolsa de doutoramento da FCT (SFRH/BD/75324/201) de Fardin Derogarian, entretanto concluído, e foi realizado parcialmente no âmbito do projeto Prolimb (FCT). O artigo foi publicado no International Journal of Circuit Theory and Applications.

CTM/INESC TEC, julho 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.