Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias Artigos de investigadores do CTM publicados em revistas internacionais
Acções do Documento

Artigos de investigadores do CTM publicados em revistas internacionais

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC viu mais seis artigos da autoria dos seus investigadores serem publicados em revistas internacionais.

O primeiro artigo, intitulado "Assessing Cosmetic Results After Breast Conserving Surgery", faz não só uma revisão da investigação na área da avaliação estética, mas também orienta para futuros desenvolvimentos no sentido de se criar uma ferramenta de fácil utilização e aceite pela comunidade clínica que vai permitir não só a comparar resultados, mas também melhorar as técnicas cirúrgicas utilizadas.

1

Com este trabalho, Hélder Oliveira, Jaime Cardoso e Maria João Cardoso do CTM tinham como objetivo responder a várias questões relacionadas com o tópico, tais como os fatores que têm um impacto crucial no resultado do tratamento conservador do cancro da mama, os parâmetros ou características que devem ser consideradas para a avaliação estética, a forma como os pacientes são avaliados e as escalas usadas ​​nesta avaliação, assim como os métodos e soluções tecnológicas que estão disponíveis para a avaliação dos resultados estéticos (subjetivos e objetivos). O artigo foi publicado no Journal of Surgical Oncology.

O artigo “Real-time communication in IEEE 802.11s mesh networks: simulation assessment considering the interference of non-real-time traffic sources” descreve uma avaliação de desempenho de redes emalhadas sem fio IEEE 802.11s para suportar tráfego de tempo-real  quando o meio físico é partilhado com tráfego não controlado. Com recurso à simulação, foi definido um conjunto de fluxos de tráfego de tempo real, tendo sido analisados diversos cenários com diferentes cargas de interferência. Foi possível verificar que o tráfego de tempo real é afetado pela presença de fontes tráfego não controlado na rede, uma vez que o mecanismo de controlo de acesso ao meio não é eficiente na priorização de tráfego com requisitos temporais.

2

De forma complementar à avaliação de desempenho, foi ainda realizado um estudo exaustivo no qual são apresentadas sugestões de parâmetros de configuração da rede para otimizar o desempenho da comunicação, de forma a reduzir o impacto da interferência sobre o tráfego de tempo real. Este estudo é importante para a conceção de novos mecanismos de controlo de acesso ao meio que visem suportar comunicações com requisitos temporais em redes emalhadas sem fios IEEE 802.11s. O artigo, publicado na EURASIP Journal on Wireless Communications And Networking, conta com a autoria de Paulo Portugal (CTM), Carlos (IdMEC-FEUP), Francisco Vasques (IdMEC-FEUP) e Ricardo Moraes (UFSC-Araranguá, Brasil).

3

No artigo “A New MSE Channel Estimator Optimized for Nonlinearly Distorted Faded OFDM Signals with Applications to Radio-over-Fiber”, os investigadores João Oliveira, Henrique Salgado e Miguel Rodrigues propõem um nova estrutura para estimativa do canal que procura minimizar o erro quadrático médio (MMSE) de sinais baseados na técnica de Multiplexagem por Divisão Ortogonal na Frequência (OFDM, na sigla em inglês), corrompidos por desvanecimento, distorção não-linear e ruído aditivo Gaussiano branco.

Os investigadores demonstraram que o estimador consiste num conjunto de correlacionadores adaptados a cada componente de frequência do sinal não linear distorcido, seguido de uma transformação linear. Como caso de estudo foi analisado o caso da ligação ascendente de um sistema rádio-fibra (ROF) transportando sinais WiFi. Os resultados indicam que o desempenho do estimador MMSE aproxima-se do estimador ideal, permitindo relaxar os requisitos de não-linearidade do sistema ROF, evitando o uso de técnicas de pré-distorção. Desta forma, é possível reduzir a complexidade do sistema rádio sem fios. O artigo foi publicado em 2014 na revista IEEE Transactions on Communications - IEEE Transactions on Communications.

4

Outro artigo é o "Context-aware media recommendations for smart devices" da autoria de Abayomi Otebolaku e Maria Teresa Andrade do CTM. Este trabalho consistiu no desenvolvimento de uma plataforma para clientes móveis Android que recolhe dados de sensores do smartphone. Através de técnicas de aprendizagem-máquina e interfaces externas, tais como Google Maps ou Yahoo Weather API, a plataforma permite perceber a situação do utilizador e do ambiente que o rodeia, e assim recomendar conteúdos multimédia adaptados à situação de cada utilizador.

Em paralelo, a plataforma analisa os consumos de conteúdo multimédia que o utilizador vai fazendo no seu smartphone em cada uma das situações detetadas, construindo um perfil contextualizado. Esse perfil armazena as preferências do utilizador ou hábitos de consumo em cada situação. Este trabalho, publicado no Journal of Ambient Intelligence and Humanized Computing, pode ser aplicado em áreas como turismo móvel, assistência à autonomia no domicílio, monitorização de atividade, entre outras.

5

"Semantically connected web resources with MPEG-21" é o título do artigo publicado por Hélder Fernandes Castro e Maria Teresa Andrade (CTM), Fernando Almeida (ex-CTM), G. Tropea, N. Blefari Melazzi (Univ of Rome Tor Vergata) A. S. Mouzas e D. I. Klaklamani (School of Electrical and Computer Engineering, Atenas, Grécia), e L. Chiariglione e A. Difino (CEDEO). No âmbito deste trabalho, os investigadores definiram um modelo de dados de acordo com princípios de normas existentes e uma ontologia extensível para formalizar a declaração e descrição de relações semânticas que existam entre recursos que são disponibilizados na Web.

Com este mecanismo, é possível exprimir de uma forma explícita relações semânticas que existem entre recursos digitais. Assim, quando estamos a consumir um determinado conteúdo disponível na Web, podemos aceder de uma forma transparente a recursos relacionados com esse mesmo conteúdo, ainda que não tivéssemos conhecimento prévio da sua existência, nem que tenhamos explicitamente que os procurar.  Este mecanismo pode ser utilizado em qualquer plataforma que disponibilize os conteúdos ou recursos sob a forma digital (e-learning, entretenimento, e-commerce, etc.), tendo sido incorporado no norma internacional MPEG-21da ISO/IEC. O artigo foi publicado no Springer Journal of Multimedia Tools and Applications.

6

Finalmente, no artigo “Experimental evaluation of a digitized fiber-wireless system employing sigma delta modulation”, uma equipa de investigadores do CTM, constituída por Luís Pessoa, Joana Tavares, Diogo Coelho e Henrique Salgado, propõe uma nova solução para a futura implementação de sistemas rádio-fibra. Utilizando um modulador sigma-delta de banda passante que funciona como um conversor analógico-digital de 1-bit do lado do transmissor, os conversores digitais-analógicos nas estações-base podem ser suprimidos, reduzindo assim a sua complexidade e consumo de energia. Este artigo foi publicado na Optics Express.

CTM/INESC TEC, abril 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.