Nós na Imprensa
Subir um nívelA tecnologia que ajuda invisuais a "ler" ementas no restaurante (Jornal de Negócios)
O projeto CE4BLIND ambiciona dar mais autonomia aos invisuais. Para isso, usa algumas tecnologias já desenvolvidas e direciona-as para esse fim. O protótipo ainda não está concluído mas o demonstrador pode estar pronto dentro de um ano.
Incluir quem não consegue ver (Smart Cities)
Possibilitar a leitura automática de livros e menus de restaurantes ou reconhecer embalagens alimentares. Estas são algumas das funcionalidades previstas pelo projeto de investigação CE4BLIND, que visa desenvolver uma plataforma digital móvel de apoio a pessoas cegas ou com visão reduzida.
Plataforma CE4BLIND quer apoiar cegos (Oftal Pro)
O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência (INESC TEC) do Porto, juntamente com a Universidade do Texas e a Acapo (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), está a desenvolver uma plataforma digital móvel para garantir uma maior autonomia dos invisuais nas suas atividades diárias.
A missão da CE4BLIND é combater a infoexclusão dos invisuais (Briefing)
O INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) divulga agora o projeto CE4BLIND, uma parceria com Universidade do Texas, em Austin, e da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Trata-se de uma plataforma online móvel com uma única missão: permitir a inclusão dos invisuais na sociedade digital.
Plataforma digital móvel visa melhorar a perceção do mundo real pelos cegos
O CE4BLIND (Context Extraction for the blind using computer vision) é o mais recente projeto que procura combater a infoexclusão dos cegos ou de pessoas com visão reduzida e, em simultâneo, aumentar a sua autonomia, através de uma plataforma digital móvel. O sistema integra tecnologia de vanguarda de captura e impressão de imagem 3D.
Tecnologias para cegos: Aumentar infoinclusão e autonomia através de plataforma digital móvel
Aumentar a autonomia dos cegos ou de pessoas com visão reduzida, permitindo a sua inclusão num maior conjunto de atividades e melhorando a sua qualidade de vida, através de uma plataforma digital móvel – é este o objetivo do INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) com o projeto CE4BLIND (Context Extraction for the blind using computer vision).
Projeto português cria plataforma digital móvel para dar mais autonomia a cegos (P3)
Plataforma CE4BLIND pretende ajudar à leitura de textos, ementas de restaurantes ou ao reconhecimento de embalagens alimentares.
Projeto português vai conjugar várias tecnologias para aumentar autonomia dos invisuais (Sapo Tek)
O INESC TEC está a desenvolver uma plataforma com a ACAPO para melhorar o reconhecimento de conteúdos digitais e objetos reais. Leitura automática de textos e interpretação de objetos em 3D fazem parte dos objetivos.
Projeto português cria plataforma digital móvel para dar mais autonomia a cegos
O INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Tecnologia e Ciência (INESC TEC) do Porto, juntamente com a Universidade do Texas e a ACAPO — Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, está a desenvolver uma plataforma digital móvel para garantir uma maior autonomia dos invisuais nas suas atividades diárias.
Projeto português cria plataforma digital móvel para dar mais autonomia a cegos (Público)
Plataforma CE4BLIND pretende ajudar à leitura de textos, ementas de restaurantes ou ao reconhecimento de embalagens alimentares.
Professor da UTAD vence Prémio Inclusão e Literacia Digital da FCT
O investigador do INESC TEC e professor associado do curso de Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Ramiro Gonçalves, venceu o “Prémio Inclusão e Literacia Digital”, instituído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com o projeto “Barómetro da Acessibilidade Web em Portugal“.