Acções do Documento
GENERG
Consultoria Especializada sobre Sistemas de Informação
O INESC TEC presta serviços de auditoria em redes informáticas ao grupo GENERG, num trabalho que tem como base a avaliação da Arquitetura Empresarial.
O trabalho desenvolvido no âmbito do GENERG prende-se com a avaliação da Arquitetura da Empresarial da empresa. Uma Arquitetura Empresarial é uma ferramenta conceptual que permite às organizações compreender a sua estrutura e a forma como trabalham, proporcionando um mapa da empresa e apoiando o planeamento em contextos de mudança de negócio e de tecnologia.
Uma Arquitetura Empresarial é composta por várias sub-arquiteturas:
- Arquitetura Organizacional – missão, visão, estratégia e estrutura da organização;
- Arquitetura de Negócio - processos de negócio da organização;
- Arquitetura Informacional – dados necessários aos processos de negócio da organização;
- Arquitetura Aplicacional – aplicações que irão automatizar os processos de negócio e manipular as entidades informacionais a eles associadas;
- Arquitetura Tecnológica – tecnologias que implementam as aplicações e a infraestrutura tecnológica complementar, como as redes e os sistemas de gestão de bases de dados.
Na prática, as diversas sub-arquiteturas materializam-se num conjunto de artefactos (modelos, diagramas, documentos, etc.) que representam a realidade da empresa.
Este trabalho organiza-se assim em três grandes atividades:
Situação atual – onde se caracteriza a atual Arquitetura Empresarial, focando essencialmente os processos de negócio (Arquitetura de Negócio), as entidades informacionais (Arquitetura Informacional), as aplicações informáticas (Arquitetura Aplicacional) e aspetos ligados à operacionalização e exploração dos sistemas, como a segurança, a fiabilidade e a qualidade de serviço (Arquitetura Tecnológica).
Situação futura – onde se projeta a futura Arquitetura Empresarial, focando eventuais alterações, melhorias e reestruturações dos processos de negócio, das entidades informacionais, das aplicações informáticas, bem como dos aspetos ligados à operacionalização e exploração dos sistemas.
Plano de ação – onde são propostas as medidas necessárias para evoluir da situação atual para a situação futura.
Com 20 anos de existência, o Grupo GENERG tem por missão construir e aproveitar a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, explorando atualmente cerca de 11 parques eólicos, nove centrais hidroelétricas e uma solar, com um portfolio energético total na ordem dos 750 MW.
Contactos: Paulo Monteiro, António Gaspar e José Correia