Acções do Documento
3DWikiU
Sistema de Realidade Virtual colaborativo para ambientes urbanos
O INESC TEC impulsiona o desenvolvimento de um sistema de realidade virtual colaborativo para ambientes urbanos
Os Sistemas de Realidade Virtual (RV) podem ser utilizados de modo extremamente eficaz em aplicações como a gestão e planeamento urbanos, o turismo virtual, o património cultural, a educação e formação, entre outras. Tal deve-se ao facto de o modelo 3D ser uma metáfora natural para a interação com os ambientes urbanos. Por outro lado, a sua elevada complexidade requer frequentemente a participação de diversos atores, que muito lucrariam com uma interação em ambiente colaborativo, à semelhança do conceito Wiki.
Tendo em conta a sua experiência nesta área, o INESC TEC desenvolveu um sistema colaborativo que proporciona uma interface mais natural e intuitiva para a disponibilização de serviços diversificados sobre ambientes urbanos – um Wiki 3D para ambientes urbanos.
A interface baseia-se em ambientes virtuais compostos por modelos tridimensionais dos objetos que os povoam. De forma a aumentar a eficácia da participação dos utilizadores, o sistema caracteriza-se por um ambiente virtual imersivo onde se disponibilizam serviços e que promovem o trabalho cooperativo. Assim, contemplando atividades de cidadania e empresariais, o sistema promove o património cultural e natural, e potencia a colaboração e a partilha de dados entre cidadãos.
A modelação 3D de ambientes urbanos virtuais coloca um grande número de desafios no âmbito da Computação Gráfica, dado que a quantidade de informação necessária para a criação de modelos realistas depende da dimensão e complexidade da área a modelar. Embora existam alguns casos com modelos manualmente criados por modelação individual de cada um dos seus componentes, a modelação procedimental de ambientes urbanos virtuais provou ser muito mais eficiente, tendo sido capaz de reduzir a duração, o custo e a alocação de recursos humanos. E é aqui que reside uma das mais-valias do projecto.
Por outro lado, a informação sobre ambientes urbanos encontra-se geralmente dispersa e estruturada de forma diversificada. Para solucionar a problemática associada a esta questão, propõe-se um modelo de informação unificado que se adapta aos conceitos e caracterÃsticas da realidade urbana, bem um conjunto de ferramentas que possibilita o mapeamento semi-automático das fontes de dados disponÃveis para o modelo de informação desenvolvido.
LÃder do Projeto: INESC TEC
Parceiros:
- FEUP
- UTAD
Contactos: António Augusto de Sousa e António Coelho