Secções
  Entrada CITE Notícias & Eventos Notícias Projeto para gestão mais eficiente de incêndios chega ao fim
Acções do Documento

Projeto para gestão mais eficiente de incêndios chega ao fim

O projeto FIRE-ENGINE, desenvolvido no Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE), chega ao fim com uma apresentação pública dos resultados que decorreu na Biblioteca Municipal de Valongo, no dia 6 de maio. No evento estiveram presentes os investigadores do INESC TEC que integraram a equipa do FIRE-ENGINE, João Claro e Abílio Pereira Pacheco.

Os problemas abordados por este projeto estão relacionados com o desempenho da gestão de incêndios, uma questão que tem vindo a afetar bastante Portugal. "Há diferentes desafios na gestão de incêndios no país porque as regiões de Portugal não são uniformes", explicou João Claro em entrevista à Lusa, a propósito da apresentação pública dos resultados. Os estudos realizados pelo projeto mostram também que uma gestão mais eficiente de incêndios em Portugal depende de uma política de forte articulação e coordenação entre a prevenção e o combate.

A colaboração com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), no âmbito do Programa MIT Portugal, neste projeto de investigação financiado pela FCT e cofinanciado pelo grupo Portucel Soporcel, permitiu trazer uma visão de sistema para a gestão de incêndios em Portugal.

Assim, deste projeto resultam linhas de orientação e ferramentas para apoiar a melhoria do desempenho do sistema de gestão de incêndios, que cobrem de uma forma coesa e integrada a prevenção, o combate, e mesmo a própria gestão florestal, para a qual foi desenvolvida uma ferramenta pioneira na incorporação de considerações de minimização do risco de incêndio.

A apresentação em Valongo incluiu um workshop com apresentações técnicas para um público especializado da parte da manhã, e uma reunião do comité de representantes da parte da tarde. A reunião teve como principal objetivo o planeamento do arranque de ações de transferência do conhecimento e das ferramentas desenvolvidas no projeto. João Claro espera que estas ferramentas venham a ser usadas pela Proteção Civil ou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, bem como pelos gabinetes técnicos florestais dos municípios ou em colaboração com as associações de proprietários florestais.

A equipa do FIRE-ENGINE irá organizar uma apresentação mais vocacionada para o público em geral não especialista em setembro/outubro deste ano.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.

Créditos foto: Flickr

INESC TEC, maio de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.