Acções do Documento
Melhor tese de doutoramento é de um português
Empreendedorismo. É a primeira vez que prémio é atribuído a um português. Sérgio Costa desenvolveu estudo sobre mudanças nos modelos de negócio.
A melhor tese de doutoramento do Mundo, na área de empreendedorismo, pertence a Sérgio Costa, premiado recentemente, em Vancouver, Canadá. É a primeira vez que um português recebe o “Heizer Best Dissertation Award 2015” da Academy of Management, considerado como o prémio mais importante da área. Três finalistas foram nomeados, mas foi o investigador português quem venceu com a tese “Evolução dos modelos de negócio em spin-off universitários nas suas fases iniciais”, desenvolvida na Universidade de Strathclyde, no Reino Unido.
O projeto desenvolveu-se no contexto de novas empresas constituídas por membros de uma universidade, as chamadas spin-offs. Enquadra-se em duas áreas: modelos de negócio e empreendedorismo académico. O vencedor do galardão acompanhou oito spin-offs universitárias em fase de arranque, recolhendo dados mensalmente durante um ano.
O método selecionado para a recolha de dados permite uma “perspetiva mais real do fenómeno”. Uma das novidades que este estudo traz é o detalhe com que analisa a mudança no modelo de negócio.
Sérgio Costa concluiu que as empresas com melhor performance fazem “mais trabalho de casa” ainda antes de arrancarem, permitindo melhor gestão de recursos. O empreendedor português, formado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Porto Business School, admitiu que o prémio lhe dá a “satisfação de ver o trabalho reconhecido”.
Enquanto dá aulas na Universidade de Bate, Reino Unido, o premiado quer dar continuidade ao estudo, em que o INESC TIC está envolvido. Apesar de colaborar com instituições portuguesas, Sérgio Costa não sabe se regressará ao país.
Jornal de Notícias, 19 de agosto de 2015