Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias Ministro da Ciência do Brasil visita o INESC TEC e exprime apoio ao INESC P&D Brasil
Acções do Documento

Ministro da Ciência do Brasil visita o INESC TEC e exprime apoio ao INESC P&D Brasil

O INESC TEC recebeu, no dia 12 de julho, a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil (MCTIC), Gilberto Kassad, juntamente com o Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTIC, Luis Felipe Fortuna, o Chefe da Assessoria de Comunicação do MCTIC, Marcus Vinicius Sinval, e a Coordenadora de Cooperação Internacional Bilateral do MCTIC, Ana Lúcia Stival.

A acompanhar a visita estiveram ainda elementos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Margarida Ferreira e Teresa Martins.

Os convidados foram recebidos por José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, que apresentou o Instituto, a sua estrutura e organização, bem como o planeamento existente nas suas principais áreas de investigação.

Vladimiro Miranda

Em conexão com o Brasil, foi seguidamente descrito o investimento do INESC TEC naquele País, corporizado no INESC P&D Brasil, instituição científica e tecnológica com sede em Santos (São Paulo) e com um modelo de inovação herdado do INESC TEC. Através do seu Diretor-Presidente, Vladimiro Miranda, e do Diretor de Ciência e Tecnologia, Mauro Rosa, os visitantes ficaram a conhecer melhor a génese, ação e estratégia do INESC P&D Brasil. O impacto na sociedade e nas empresas brasileiras e o êxito na conquista de espaço de internacionalização para as 13 universidades brasileiras, consorciadas com o INESC TEC na formação da Rede INESC Brasil, ficaram bem explícitos e suscitaram reação muito positiva e de encorajamento por parte do Ministro visitante.

No final das apresentações, investigadores brasileiros reuniram-se com a delegação do MCTIC para discutir ideias e projetos em curso, como forma de estabelecer novas formas de cooperação e de parceria entre as entidades.

A comitiva teve ainda oportunidade de visitar o Laboratório localizado nas instalações do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, no campus do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Ali tomaram conhecimento do esforço do INESC TEC na exploração oceânica, tema que constitui um dos focos da visita a Portugal do responsável governamental brasileiro.

Entre os convidados para participar na receção ao Ministro brasileiro estiveram João Falcão e Cunha, Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, João Monteiro, Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e Carlos Ramos, Vice-Presidente do Instituto Politécnico do Porto, que puderam também descrever os respetivos êxitos na construção de uma ponte de cooperação Portugal-Brasil.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.