Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC parceiro em plataforma internacional 3G de gestão de energia
Acções do Documento

INESC TEC parceiro em plataforma internacional 3G de gestão de energia

Gerir energia numa perspetiva global, com inclusão de diferentes variáveis como níveis, instalações, geografias, tarifários ou tecnologias, é o desafio proposto pelo Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), do INESC TEC, através do projeto 3Genergy.

O 3Genergy tem como objetivo criar uma plataforma de gestão global de eficiência energética altamente inovadora, vocacionada para instalações de média e grande dimensão, tanto no setor industrial como no dos serviços. Pretende-se que seja a primeira plataforma verdadeiramente de terceira geração a nível internacional.

Esta plataforma será construída com base em vários aspetos que caraterizam o desenvolvimento dos sistemas de gestão de energia, tais como a utilização de recursos energéticos numa perspetiva de controlo da emissão de carbono ou a monitorização inteligente dos consumos e dos equipamentos em tempo real. Outra das características a ter em conta neste trabalho diz respeito aos dispositivos de avaliação dos consumos em relação ao potencial impacto dos investimentos em eficiência energética.

No final, a plataforma deverá ser capaz de fazer a integração com outros sistemas de gestão energética (manutenção, técnicas, qualidade, ambiente, produção), estando acessível através de diferentes ambientes (web, cloud, móvel).

INESC TEC, SISTAVAC, Dreamo – Balanced Work Systems e Sustentepopeia são os parceiros envolvidos neste projeto, que teve início em setembro de 2016 e tem previsão para terminar em agosto de 2018.

INESC TEC, dezembro de 2016

 

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.