Acções do Documento
VFF
Ferramentas para a melhoria de processos de conceção, gestão, avaliação e reconfiguração de instalações fabris
O INESC TEC desenvolve ferramentas que permitem melhorar os processos de conceção, gestão, avaliação e reconfiguração de instalações fabris.
Para sobreviverem num mercado competitivo, as indústrias têm de aumentar o seu nÃvel de flexibilidade e responder eficazmente à s exigências do mercado. Assim, conseguirão aumentar o nÃvel de produtividade e a qualidade dos produtos através da melhoria e integração das várias atividades das unidades fabris.
O INESC TEC esteve envolvido num projeto europeu (VFF – Holistic, extensible, scalable and standard Virtual Factory Framework) cujo objetivo era desenvolver ferramentas que permitissem melhorar os processos de conceção, gestão, avaliação e reconfiguração de instalações fabris.
O VFF propôs soluções para tarefas altamente complexas, aumentando a escalabilidade, segurança, eficiência, durabilidade e permitindo uma redução de custos. O objetivo final do projeto era potenciar o futuro da indústria europeia, disponibilizando ferramentas que permitissem simular o comportamento complexo e dinâmico de uma fábrica ao longo do seu ciclo de vida, definindo a próxima geração de Fábricas Virtuais.
O VFF suporta o uso de Fábricas Virtuais da próxima geração, promovendo a competitividade da indústria de produção europeia. O projeto permitiu reduzir os tempos de produção e custos e melhorar a qualidade de produtos e processos. Ao mesmo tempo, foi possÃvel aumentar nÃveis de desempenho, normalizar processos e diminuir custos de implementação.
LÃder do Projeto:
ITIA
Parceiros:
O projeto contou com a participação de 28 parceiros, entre os quais se
destaca a nÃvel nacional o INESC TEC, a Volkswagen AutoEuropa e a ATEC, e
a nÃvel internacional o ITIA (coordenador do projeto), o Fraunhofer, a
HOMAG, o ETHZ, o M&L Group, o RWTH-WZL, entre outros.
Contactos: Américo Azevedo