Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC coordena projeto europeu no âmbito das Fábricas do Futuro
Acções do Documento

INESC TEC coordena projeto europeu no âmbito das Fábricas do Futuro

O INESC TEC é coordenador do ScalABLE 4.0, um projeto europeu H2020 no âmbito das Fábricas do Futuro, que pretende desenvolver sistemas de produção escaláveis.

O projeto adota uma abordagem transversal que inclui a utilização de robótica colaborativa integrada com sistemas de gestão de produção e simulação, para a adaptação dinâmica dos níveis de automação às necessidades de produção.

O projeto teve início em janeiro deste ano e durará 42 meses, culminando com demonstrações referentes aos dois use cases nas fábricas da Simoldes Plásticos e do grupo PSA.

Além do INESC TEC, Simoldes e PSA, fazem também parte do consórcio empresas como a Critical Manufacturing e Sarkkis Robotics, o Fraunhofer IPA e a Universidade de Aalborg.

O ScalABLE 4.0 procura integrar robôs e equipamentos do chão de fábrica com gestão de alto nível, criando fábricas altamente flexíveis. O INESC TEC marca presença com dois dos seus centros – o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), responsável pela área de robótica, e o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), responsável pela área de simulação e integração vertical.

Os parceiros estiveram presentes em fevereiro nas instalações do INESC TEC, onde foi realizada a reunião de kick-off, e visitaram o grupo Simoldes, em Oliveira de Azeméis. No passado mês de abril, os parceiros deslocaram-se a França, à fábrica da PSA, para definir os pontos a atacar neste use case.

O ScalABLE 4.0 é um dos 241 projetos financiados até à data sob a alçada da parceria ‘Fábricas do Futuro’, fazendo parte de uma ampla rede europeia que tenciona aumentar a competitividade da manufatura a nível europeu.


Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.