Secções
  Entrada CEGI Notícias & Eventos Notícias INESC TEC discute minimização de desperdícios na indústria em eventos no Brasil e Portugal
Acções do Documento

INESC TEC discute minimização de desperdícios na indústria em eventos no Brasil e Portugal

José Fernando Oliveira, investigador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, foi orador convidado no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), no Brasil, que se realizou de 25 a 28 de agosto, e no Congresso da APDIO – Associação Portuguesa de Investigação Operacional, que decorreu de 7 a 9 de setembro de 2015 na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. Nas suas intervenções, o investigador do INESC TEC abordou a minimização de desperdícios por forma a promover uma indústria mais competitiva e ecológica.

Os problemas de Cortes e Empacotamentos são difíceis problemas de otimização combinatória que surgem no contexto de várias indústrias de produção e suas cadeias de abastecimento. Estes problemas ocorrem sempre que um objeto ou espaço maior tem que ser dividido em objetos ou espaços mais pequenos, de tal forma que o desperdício seja minimizado. Isto pode corresponder ao corte de rolos de papel na indústria do papel, ao corte de placas de madeira grandes em painéis mais pequenos na indústria do mobiliário, ao corte de componentes com formas irregulares a partir de rolos de tecido na indústria das confeções, ou ao carregamento de caixas em paletes e seu empacotamento em contentores, em aplicações logísticas.

A resolução destes problemas é não só um desafio científico como tem um grande impacto económico e ambiental ao conduzir a uma menor exaustão dos recursos naturais e ao diminuir a quantidade de lixo produzida. Nas aplicações logísticas a minimização do espaço desperdiçado na carga dos contentores e camiões conduz diretamente a uma menor necessidade de transporte e, logo, a um menor custo logístico e a uma menor poluição ambiental.

Em ambas as palestras, José Fernando Oliveira caracterizou e exemplificou os diversos problemas de Cortes e Empacotamentos com base na tipologia proposta por Gerhard Wäscher em 2007, permitindo aos não especialistas uma visão alargada sobre a área. Além disso, o investigador apresentou as técnicas de manipulação geométrica mais relevantes para a resolução deste problemas, assim como algumas abordagens baseadas em heurísticas e meta-heurísticas, no contexto de problemas de Carregamento de Contentores, e abordagens baseadas em modelos de programação matemática para problemas de Corte de Figuras Irregulares.

O Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) é uma conferência anual sobre investigação operacional que junta investigadores, professores e profissionais da área de todo o Brasil. Já a Associação Portuguesa de Investigação Operacional é uma sociedade científica que congrega a comunidade portuguesa interessada em Investigação Operacional.

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: UP-FEUP

INESC TEC, setembro de 2015

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CEGI +351 22 209 4000