Acções do Documento
APRESENTAÇÃO DO CENTRO DE ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL (CEGI)
O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) é uma organização dedicada à ciência, tecnologia, inovação, formação avançada e valorização do conhecimento.
O CEGI tem como objetivo produzir investigação e desenvolvimento internacionalmente reconhecido em três áreas de conhecimento fundamentais: Engenharia e Design de Serviços, Apoio à Decisão e Sistemas Inteligentes, e Gestão de Desempenho e Business Intelligence, e exportar o conhecimento criado para empresas por forma permitir-lhes melhorar o seu desempenho. O CEGI aborda áreas de encontro entre a engenharia, gestão e ciências sociais, na interseção entre teoria e prática.
Os membros do CEGI são encorajados a levar a cabo projetos de investigação baseados em problemas concretos. Esta atitude orientada para a aplicação e solução de problemas é particularmente valorizada pelo Centro, e leva ao desenvolvimento de projetos multidisciplinares em quatro áreas de aplicação: Indústria de Produção, Mobilidade, Saúde e Retalho.
A sua estrutura está organizada em duas dimensões: nas três áreas de conhecimento e nas quatro áreas de aplicação.
A Gestão de Operações constitui o
background de toda a atividade do CEGI.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Consolidar a sua posição como referência internacional, explorando as ligações fortes de investigação dos membros do CEGI.
Alavancar projetos multidisciplinares mais ambiciosos que abranjam as três áreas de conhecimento. Prevê-se que no perÃodo entre 2015-2020 sejam conseguidos vários avanços nas interligações entre as áreas de investigação para:
- Melhorar o enfoque dos sistemas inteligentes por forma a incluir um nÃvel estratégico tendo em conta informação com base no desempenho. A otimização de sistemas envolvendo grandes quantidades de dados irão incluir informação relacionada com a avaliação de desempenho nos sistemas de apoio à decisão.
- Alargamento ótimo da Servitização da produção, o que representa alguns desafios na fronteira entre inovação na área dos serviços e sistemas inteligentes. A ideia é permitir reformular as cadeias de fornecimento de serviços de apoio, otimizando Redes de Serviços e Cadeia de Valor.
- Desenvolvimento de serviços inovadores e exploração de serviços inteligentes impulsionados por Big data e análise de dados.