Secções
  Entrada CAP Ciência e Tecnologia Fontes de Fibra Ótica
Acções do Documento

Fontes de Fibra Ótica

Estudo de fontes óticas baseadas em fibra, compactas, de alta potência ou sintonizáveis em comprimento de onda, com aplicação prática nas telecomunicações, sensores e deteção remota.

A disponibilidade de fontes óticas compactas, de alta potência e sintonizáveis em comprimento de onda, tem sido um tópico de I&D no qual o Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC tem apostado nos últimos anos. Avanços recentes em tecnologia de fibra ótica têm promovido um crescente interesse em fontes de fibra ótica, aplicadas principalmente, mas não só, nas áreas das telecomunicações, sensores e deteção remota.

O ganho para as fontes em fibra ótica é obtido através de iões de terras raras excitados por um díodo laser (Er, Yb, Nd, …), ou através de efeitos não lineares no próprio núcleo da fibra (Raman, Brillouin, FWM, entre outros).

Entre os trabalhos desenvolvidos ou em curso, salientam-se as fontes de alta potência e alta pureza espectral para utilização em LIDAR, as fontes bloqueadas a um pico de absorção de um gás, as fontes com emissão simultânea em muitos comprimentos de onda, regularmente espaçados, e os lasers ultralongos utilizados em comunicações encriptadas e em deteção remota.

Atualmente, está ainda a ser explorada a propagação caótica para aplicação em microlasers. O objetivo é estudar a viabilidade do uso de microlasers em fibra ótica para aplicação de sensores acusto-óticos.

Parceiros:

  • Office National d’Etudes et de Recherches Aerospatiales (França)
  • Institute of Physical High Technology (Alemanha)
  • Thales Research and Technology (França)
  • Université Catholique de Louvain (Bélgica)
destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CAP +351 220 402 301