Secções
  Entrada CAP Notícias & Eventos Notícias INESC TEC em projeto de controlo de qualidade de óleos de fritura
Acções do Documento

INESC TEC em projeto de controlo de qualidade de óleos de fritura

O Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) e o Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC estão envolvidos num projeto, em conjunto com a AMBIFOOD, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e o Laboratório de Química da ASAE, onde o objetivo é criar uma tecnologia de controlo de qualidade de óleos de fritura. Este trabalho tem impacto na saúde pública já que existe uma relação de causalidade entre a ingestão de óleos usados na fritura, a sua degradação e o aparecimento de certas patologias.

Este controlo de qualidade é feito através sistemas óticos e software de registo e controlo de dados por meio de smartphone, tratando-se de um projeto único no mundo. O EYEFRY surgiu de uma necessidade sentida face à legislação em vigor, que estipula o valor máximo de 25% para a presença de compostos polares num óleo de fritura, e à noção de que os sistemas de análise atuais não correspondem às necessidades das empresas. Este produto destina-se às entidades que atuam na indústria alimentar, e para quem os controlos são obrigatórios, considerando as questões legais e económicas.

“A solução conseguida através do projeto EYEFRY permite dotar os operadores alimentares de um sistema de análise que, por um lado, preserve a saúde dos consumidores ao permitir a utilização de óleo não degradado a níveis nocivos para a saúde e, por outro, que evite custos desnecessários, controlando mais corretamente o óleo e prolongando a sua vida útil de utilização dentro dos valores adequados”, refere António Gaspar, coordenador do CSIG.

Os resultados do EYEFRY vão ser apresentados no dia 30 de junho, no INESC TEC. Estarão presentes membros do IAPMEI (a confirmar), do Centro Hospitalar do Porto e da ASAE para discutir as implicações deste tema na saúde pública, o seu enquadramento e controlo oficial e interesse prático.

Este projeto foi financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte ("ON.2 - O Novo Norte"), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: INESC TEC.

 

Créditos foto: Lifehacker

INESC TEC, junho 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.